Autor Tópico: Carga no motor de passo  (Lida 4499 vezes)

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Offline Sandro Taguchi

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Carga no motor de passo
« Online: 07 de Janeiro de 2016, 13:05 »
Amigos,

Há dias venho me perguntando se a corrente consumida por um motor de passo unipolar cresce com o esforço mecânico em seu eixo. Não sou especialista na área, porém pela forma construtiva destes motores acredito que a resposta é não, ao contrário dos motores DC convencionais.
Será que alguém tem a resposta? Agradeço desde já.

Saudações a todos!!!  :)

Offline ivancoimbra

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Re:Carga no motor de passo
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2016, 13:54 »
Não cresce com o aumento de carga, mas logico que voçe aumentando a carga vai ter que aumentar a corrente para não perder passo e ai sim, Simples né

Offline minilathe

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Re:Carga no motor de passo
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2016, 16:40 »
Em motores de passo, a corrente, é basicamente função das características elétricas do motor, da tensão da fonte, da frequência de comando do motor (influenciada pela rotação e pela frequência do circuito chopper).

Porém, ao aplicar carga (torque mecânico) ao eixo do motor, ocorre um pequeno desalinhamento entre os pólos do rotor e o campo magnético giratório, gerado nos pólos do estator. De fato, quanto maior o torque, maior essa defasagem angular. Esta defasagem de movimento gera uma componente indutiva (defasagem elétrica) na corrente, ou seja, a forma de onda (e o "valor") da corrente varia com o torque.

Com o torque excessivo, essa defasagem angular, também se torna excessiva, ocasionando a perda de passo do motor e a redução brusca de torque do motor.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2016, 16:43 por minilathe »

Offline F.Gilii

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Re:Carga no motor de passo
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2016, 09:30 »
A algum tempo atrás ajudei o Rudolf (pai dos drives Smile) a levantar umas curvas de torque em motores de passo e descobrimos que sim, a corrente consumida cresce quando há aumento de carga no eixo do motor, diferente do que sempre acreditamos que os motores de passo seriam máquinas de corrente constante.

Foi muito difícil de quantificar este aumento bem como definir parâmetros de testes mais confiáveis, em todo caso, não se preocupe muito porque estes aumentos de corrente só são vistos quando se está em máxima carga sobre os eixos, um instante antes do stall dos motor...

Offline Sandro Taguchi

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Re:Carga no motor de passo
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2016, 09:40 »
Caros Ivan, Gil e Gilii,

Fico muito grato pelos posts de vocês, foram muito (mas muito mesmo) esclarecedores para mim e acredito que para outros colegas aqui do fórum também.
Pelas colocações do Gil e Gilii entendi que há sim um aumento no consumo de potência (aumento de corrente) porém pelo exposto interpretei que não é algo muito significativo e só dura até o "stall" do motor. Para fechar, vocês acham que este "pico" de corrente poderia queimar os transistores da driver (chopper baseada no L297 como a 3AX)? Penso que que não mas (como sempre) gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Abraços, Sandro.  :D

Offline F.Gilii

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Re:Carga no motor de passo
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2016, 09:50 »
Não creio que isso aconteça, até porque esta placa tem os "Rsense" que cumprem sua função de limitar a corrente para os motores...

Procure por mau contato e soldas frias - estes drives são relativamente frágeis e suscetíveis à estas falhas...

Offline minilathe

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Re:Carga no motor de passo
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2016, 13:50 »
Caros Ivan, Gil e Gilii,

Fico muito grato pelos posts de vocês, foram muito (mas muito mesmo) esclarecedores para mim e acredito que para outros colegas aqui do fórum também.
Pelas colocações do Gil e Gilii entendi que há sim um aumento no consumo de potência (aumento de corrente) porém pelo exposto interpretei que não é algo muito significativo e só dura até o "stall" do motor. Para fechar, vocês acham que este "pico" de corrente poderia queimar os transistores da driver (chopper baseada no L297 como a 3AX)? Penso que que não mas (como sempre) gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Abraços, Sandro.  :D

Não dá para afirmar que não queima, se houver uma sobretensão, sobrecorrente ou sobreaquecimento prolongado. O primeiro aspecto pode ser controlado limitando a tensão de alimentação nos motores ou usando MOSFETs para tensões maiores Vds (max). A sobrecorrente deve ser controlada respeitando o limite de corrente do MOSFET (ajuste da tensão máxima em Rsense), guardando alguma folga, tendo em vista que, mesmo com o ajuste, a corrente pode atingir valores extremos se a indutância do motor for baixa e a comutação dos MOSFETs (corte) não forem suficientemente rápidas. O sobreaquecimento poder ser atenuado com menores valores do resistor de polarização de porta ou usando um driver de baixa impedância para cada transistor. O sobreaquecimento também deve ser atenuado com uma boa dissipação de calor nos transistores (um ou mais dissipadores amplos e com bom contato térmico), e, nesse verão brasileiro, verificar a pertinência de ventilação forçada.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, 13:55 por minilathe »

 

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