Yves Allan,
Para que a emulsão não saia da placa, esta deve ser bem limpa e se possivel que se evite de colocar os dedos na superficie tratada antes de se passar a emulsão.
A camada de emulsão foto-sensibilizada deverá ser a mais homogênea possível, e isso pode ser conseguido através de um prato giratório, como se fosse uma centrifuga.
A fonte de luz deve ser constante, e o mais importante - deve-se fazer um esquema como os fotografos fazem para determinar o tempo de exposição...
O processo para determinar o tempo de exposição é simples: (dica do Jorge Lourenço)
Usa-se um retangulo de papel ou qualquer outro material e se coloca sobre a placa a ser sensibilizada.
Exponha a placa à luz por digamos 10 segundos - mova a mascara alguns milimetros para o lado e exponha por outros 10 segundos;.
Repita a operação mais algumas vezes e depois revele.
Haverá uma das janelas que terá a melhor exposição, e com isso você descobriu qual o melhor tempo a ser usado pelo seu arranjo de lampada e exposição.
Outra dica do Gabriel é a de retirar a máscara não exposta sempre emersa em água, e ir tirando com um rolinho de espuma.
Depois de retirada toda a máscara, exponha mais um tanto na luz para garantir que a emulsão reagiu adequadamente...
Respeite sempre as secagens entre as etapas - se possivel ou necessário, use secador de cabelos ou soprador térmico.
O uso de percloreto ou de ácido + agua oxigenada é facultativo, e os resultados deveriam ser similares.;..
O uso de ácido + H2O2 deveria ser "mais limpo" e mais rápido...
De preferência use um tanque que mantenha a placa na vertical, e pode colocar uma bomba de ar de aquário para agitar levemente o banho...