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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Tópico iniciado por: john em 10 de Abril de 2009, 07:03
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Olá, tenho esse projeto para uma controladora de rotação. A primeira folha foi extraviada mas lembro que prometia reduzir a rotação sem perda de torque. Será que funciona como prometido? se funcionar teremos uma grande ferramenta para controlar a rotação das tupias.
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John,
pelo que notei este é um circuito de um Dimmer, dentre os tipos de sistemas para controle de rotação, acredito ser o mais recomendado.. mas você sempre terá uma perda no torque, pois mesmo sendo um circuito que você muda o ponto de disparo da onda senoidal, a voltagem RMS será menor, com isto diminuindo o torque..
Abraços
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Um tempo atrás, precisei fazer um "retificador" para ligar um motor de 200V DC na rede 220AC.
É um motor da Action Motors, modelo PM105-2V http://www.actionmotors.com.br/motor_pm105.htm (http://www.actionmotors.com.br/motor_pm105.htm)
Minha idéia foi usar um circuito com um SCR BT151 com um diac setado em um ponto fixo por um resistor e um capacitor, usei tambem um diodo em antiparalelo e um Snubber.
O negócio funcionou muito bem, consegui manter uma tensão DC de quase 200 V chegando no motor, vou deixar os arquivos aqui pra quem precisar de algo parecido.
Mas onde quero chegar é no seguinte, quando liguei sem carga, tinha uma determinada tensão e corrente que dava determinada potência. Ao colocar alguma carga no eixo, a tensão baixava e a corrente aumentava, dando praticamente a mesma potência. Esse aumento de torque solicitado pelo sistema foi compensado pelo circuito aumentando a corrente.
Isso me levou a acreditar que mesmo havendo essa queda de tensão RMS, existiu um aumento de corrente pra compensar o torque (Acho que pra esses motores DC o torque é o produto de uma constante x corrente). Jorge, me corrija se eu estiver errado ou traduza usando sua didática inoxidavel, he he he. ;D
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Jorge, me corrija se eu estiver errado ou traduza usando sua didática inoxidavel, he he he. ;D
Jorge L. - o Inoxidável..... He, he, he....
Gostei - vou chamar o Jorge de 316L daqui pra frente :)
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Inoxidável .. seria isso um elogio? ;D
&feature=related
abrx!
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Isso me levou a acreditar que mesmo havendo essa queda de tensão RMS, existiu um aumento de corrente pra compensar o torque (Acho que pra esses motores DC o torque é o produto de uma constante x corrente). Jorge, me corrija se eu estiver errado ou traduza usando sua didática inoxidavel, he he he. ;D
Tá correto. O prob é que a velocidade cai, é esta a limitação dos dimmers ...
Inoxidável é bão, hein ? he, he, he ...
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Inoxidável .. seria isso um elogio? ;D
Foi daí mesmo que veio isso, achei mais adequado do que estrogonófico... heheheh