Autor Tópico: Confirmar calculo de R. de Lastro e aquecimento de motor.  (Lida 4320 vezes)

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Offline Fred_DASP

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Confirmar calculo de R. de Lastro e aquecimento de motor.
« Online: 11 de Abril de 2007, 02:09 »
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Fórmula:
V - (Vmot + Vce) / Imot = R

onde

V: tensão da fonte de alimentação (12V do exemplo)
Vmot: tensão nominal do motor (6V do exemplo)
Imot: corrente de fase (1,2A do exemplo)
Vce: tensão coletor-emissor na saturação (1,2V por exemplo, medidos na placa)
R: resistor de lastro (o que quero saber)
 


Pois bem.
Estou usando uma placa (step/dir da NLabs ) e é passo cheio de 2 em 2 fases.

sendo assim, usando eu os motores 23lmc004 - terei 2,4 Amperes por acionamento correto?

Estou usando uma fonte de 12,5 volts e 10 Amperes (trafo mesmo)

Aplicando-se os valores na formula, fica

12,5V - (6V + 1,35V[medidos]) / 2,4A = 2,14 OHMS

Comprei os resistores de 2,7 Ohms e 10 Watts
A tensão no resitor medido é de 5 Volts


Segundo os calculos, 5 volts * 2,4 Amp. = 12 Watts (errei na Wattagem - mas o coolers ta segurando)

O valor da tensão q ta indo pro motor é de 6,3 volts - nao gostei disso.
Nao medi a corrente mas tem q ser os 1,26 né?


[highlight=red]  O PROBLEMA : [/highlight]

Liguei tudo e deixei até ver oq acontecia... se alguma coisa ia derreter, ou estourar... em 1 min nada disso aconteceu então deixei ligado e fui observando a temperatura dos motores com a TerMãomometro.
Tudo ficou ligado por 30 minutos de relógio

a conclusão preocupante é:  

1 - os motores esquentaram d+ - no termino dos 30 min TIVE q desligar por medo - pois nao aguentei segurar os motores por mais de 7 segundos .(deveria estar a uns 70 graus ?)  e pela aparencia da cituação, a coisa ia esquentar mais ainda
Até q temperatura um motor deste aguenta antes de romper o verniz dos fios do enrrolamento la dentro?


2 - A fonte tb esquentou muito - Qual a temperatura de trabalho de uma 'fonte robusta' (TRAFO) ? Tenho em mente q tava trabalhando à toda... sendo ela de 10 A, deveria estar puxando seus (2,4 * 3) + achometro = 8A (depois eu coloco o amperimetro)

Coloquei 3 resistores , 1 pra cada motor -

Os resistores estão ligados na 'alimentação' do motor - digo entre o comum e a fonte. (fiz caca? - pois vejo em varias fotos gringas e brazucas ter somente 3 resitores - imagino q seja assim mesmo.)

Offline Fred_DASP

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« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2007, 02:16 »
Segue foto da eletronica:

Offline F.Gilii

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« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2007, 08:14 »
Fred,

Se o motor é o 23LM C 004, ele consome 1,2A/fase...

Não tenho certeza, mas se está acionando 2 fases contemporâneamente, o "consumo" será o dôbro (se medido na fonte), mas acho que para efeito de cálculo você deve levar em conta que vai um resistor em cada fase, e cada fase consome só os 1,2A...

Sobre a temperatura, o ideal é medir com termometro mesmo, mas o que se comenta é que os motores podem suportar temperaturas altas...

Tenho uma máquina que os motores trabalham a 65° constantes sem problemas...

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« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2007, 08:43 »
Tudo o que o Fábio diz está correto, e é aplicável - e mandatório ! - para motores que operam em meio passo, mas se vc operar sempre com passo cheio e duas fases sempre energizadas, pode usar apenas um resistor por motor, mas é sempre preferível usar um em cada comum, no caso de motores de seis fios, ou um em cada fase, no caso de cinco fios.

A potência dissipada em cada resistor é de: 2,4A x 2,7ohms = 6,48 watts

A corrente total drenada da fonte é de 2,4 x 3 = 7,2A

Se o trafo que alimenta os motores é o que aparece na foto, certamente não é capaz de fornecer essa corrente ...

No momento não tenho acesso ao HD onde tenho a documentação, pode mandar o esquema da placa ?

Offline Fred_DASP

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« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2007, 10:50 »
Cncnow disse:
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A potência dissipada em cada resistor é de: 2,4A x 2,7ohms = 6,48 watts


cara, acho q isso nao está correto.  Volts = Resistencia x Corrente.
o valor de 6,48 são Volts, e nao Watts.

O certo seria P = U.i  ou  P = R.I^2.

Por isso calculei:
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Segundo os calculos, 5 volts * 2,4 Amp. = 12 Watts (errei na Wattagem - mas o coolers ta segurando)


No tocante Resistores por bobina - calculei como 2,4A sendo q cada  fase consome 1,2A porém SEMPRE estarão 2 fases ligadas por passo.
Ainda sim isso está errado?

O valor de 2,7 Ohms está devidamente correto? Pq está indo 6,3 volts e o motor em 30 min ficou MUITO quente.
E qual a corrente q ta indo pro motor?  

Seria interessante deixar uma folga de 10% de tensão ou corrente no motor?

Quanto ao trafo q alimenta os motores nao é aquele da foto nao :p
Alí é pra alimentar só a lógica - q tadinho, quase nao agueta :p

Desculpem se estou sendo cabeça dura, mas é q quero entender tão bem ao ponto de dar aula sobre isso.

Eu to lendo váaarios tópicos sobre o assunto - principalmente aquele 'calculo de resistor de lastro'.

Sandro B. Corrêa

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« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2007, 10:58 »
Esse trafinho aí deve ser de 1,0 Ampere!

Offline F.Gilii

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« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2007, 11:05 »
Fred,

Mesmo com duas fases energizadas, não são "as mesmas fases"...

Uma consome 1,2A e a outra 1,2A...

Se medir na fonte, serão 2,4 A no total, mas só isso...

E sobre o cálculo, lembre-se da "Lei de Ohm"...

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« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2007, 12:28 »
Citação de: "fr3d-"
cara, acho q isso nao está correto. O certo seria P = U.i  ou  P = R.I^2.


Vc está correto, perdoe meu deslize. Fui distraído pelo telefone e não terminei o cálculo corretamente. O correto é a equação que vc citou: P = R.I^2.

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No tocante Resistores por bobina - calculei como 2,4A sendo q cada  fase consome 1,2A porém SEMPRE estarão 2 fases ligadas por passo. Ainda sim isso está errado?


Está correto.

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O valor de 2,7 Ohms está devidamente correto? Pq está indo 6,3 volts e o motor em 30 min ficou MUITO quente.


Muito quente é muito relativo ... he, he, he ...

Veja, o limite é determinado pela isolação do motor, que é no caso é classe B e portanto suporta até 130 graus.

Quem não conhece normalmente assusta-se com o aquecimento, aparentemente excessivo, mas é normal ... não é raro que os motores de passo sejam especificados para temperaturas de 80 graus acima da ambiente e se conseguiu tocá-los por alguns segundos, certamente estão bem abaixo disso ... os 23LM-C004 dissipam 14,4W parados, sob 6V ...

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E qual a corrente q ta indo pro motor?


Vejamos, supondo que os dados que forneceu estejam corretos:

A resistência de cada enrolamento do motor é de 6V / 1,2A = 5 ohms.

Com dois enrolamentos sempre energizados teremos uma resistência equivalente de 2,5 ohms.

O motor está em série com um resistor de 2,7 ohms e a queda de tensão nos transistores é de 1,35V.

A tensão de alimentação disponível para os motores será então de 12,5V - 1,35V = 11,15V

então 11,15 / (2,5 + 2,7) = 2,14A

Sugiro que confirme o cálculo medindo a queda de tensão no resistor e calculando a corrente ...

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Seria interessante deixar uma folga de 10% de tensão ou corrente no motor?


Não há necessidade ...

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Desculpem se estou sendo cabeça dura, mas é q quero entender tão bem ao ponto de dar aula sobre isso.


É a atitude que todos deveriam adotar ...

Offline Fred_DASP

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« Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2007, 21:42 »
Hj voltei a liga o circuito e dessa vez dexei 1 hora aprox, claro, Dexei os 3 motores parados pra melhor avaliação.

A corrente q estava passando em uma fase foi .92 Amperes
e a voltagem beem proxima de 6 Volts.

A temperatura foi aquela q disse antes... 4 segundos pra segurar e soltar (ô medida mai técnica!!hhehe)

Oq percebi é q a estrutura da maquina está servindo com um dissipador, uma vez pq o motor q ficou solto ficou muuuito mais quente.

mesmo assim parece q ficou estável.

aí fica a pergunta: quanto tempo leva pra temperatura dos motores se estabilizarem estando esles parados?
Claro q vai depender da placa e tal... mas nos valhamos desse caso - Motor <Fonte> Resistor -> Fonte

Estou pensando em colocar um cooler no Z, já e ele (ta quase pronto) vai ficar parado a maior parte do tempo.

Pra passar uma régua... os calculos estão corretos? o resitor será de 2,7 Ohms né?

Offline F2S

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« Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2007, 21:53 »
Vou deixar aqui um comentário aproveitando o assunto.

O que vocês acham, seria interessante dissipadores nos motores. Aproveito também porque certa vez vi um motor de passo com dissipador.

Offline F.Gilii

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« Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2007, 09:27 »
Serrão,

Há fabricates que instalam dissipadores nos motores...

Já ví pessoas que instalaram "coolers" nos motores...

Há inclusive gente que além do dissipador, instalou "cooler" em cima...

Tudo é válido :)

 

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