Transmissores e receptores do tipo em discussão, os baratinhos, não oferecem qualquer recurso como codificação, é RF e só.
Essas coisas são frequentemente associadas a módulos codificadores / decodificadores, a exemplo dos Holtek HT12E, muito populares:
A codificação que eu me referi é o código sequencial de bits que o transmissor envia através da modulação ON/OFF (OOK), geralmente usando algum codifcador da Holtek ou também MC145028, e que sendo detectado pelo receptor, é entendido como um comando válido.
Essa codificação possui algum grau de robustez, sendo melhor que usar "RF apenas" sem código. Além disso, esses códigos (sequencias ON / OFF) possuem duração curta e pré-definida, o que diminui a probabilidade de interferência entre dispositivos.
O que me referi em relação à frequência mais alta é o ruído devido a descargas atmosféricas e proveniente de máquinas e equipamentos, que geralmente diminui com o aumento da frequência.
Adicionalmente, as antenas usualmente pequenas (15 cm), serão mais eficientes nessas frequências (UHF), que também contribui para a relação S/N.
Correto, no que se refere ao tamanho da antena. No que tange a imunidade a interferências, a frequência de operação não faz a menor diferença, toda a banda onde operam esses módulos é igualmente poluída.
O que faz muita diferença é o tipo de modulação, os FSK são superiores. Faz muita diferença tb o receptor, os baratinhos são super-regenerativos, os decentes são super-heteródinos.
A banda de 433 MHz pode ser poluída por outros dispositivos, mas aí entra a codificação, se dois dispositivos na mesma frequência forem recebidos, o receptor só vai responder a um deles, com mais de 90% de certeza.
Tudo que não é o sinal de interesse é ruído, mas se considerarmos usando uma classificação São fatores contribuintes para o ruído, o uso da faixa de frequência por outros dispositivos e os ruídos naturais e produzidos por máquinas
Os receptores também não são ideais, mas como possuem um decodificador em sua saída, isto é melhor do que não usar nada. É uma solução de custo x benefício de 20 pilas, não tendo um BER (bit error rate) de ppm...
A modulação OOK é um tipo de modulação ASK sem portadora presente. O artigo anexo compara as duas.
Pode indicar algum modelo ? Não conheço nenhum transmissor ou receptor nessa faixa de preços e com essa finalidade que opere em mais de um canal ... fiquei curioso ...
O que é comum e conheço são os codificadores / decodificadores multi-canais, como o citado acima, que oferece 16 canais, considerando o barramento de dados, ou 256, se considerarmos o endereçamento.
Há vários módulos de comando sem fio comerciais, usando codificadores da Holtek e outras, onde cada código corresponde a um comando (modulação OOK). A frequência é sempre a mesma.
Uma referência de fornecedor facilmente encontrado aqui onde moro, que já usei algumas vezes (num comando de dois canais), utiliza o MC145028. Sai a R$ 50,00 o receptor e transmissor, mas vem na caixa e com saída a relés:
http://www.seg-tron.ind.br/