Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Tópico iniciado por: ariferreira3 em 26 de Abril de 2007, 22:40
-
Preciso de informações sobre sensores hall usados em servomotores, principio de funcionamento, exemplos etc...
-
Ari,
Não tenho certeza pois eletronica não é minha área, mas em se tratando de servos, pode ser que se usem outros tipos de sensores que não de efeito Hall...
A única aplicação que conheço com este tipo de sensor é em motores "brushless" mas para controle de sequencia de fogo das fases, e não para controle de posição de eixo...
Para controle de erro e posição se usam "encoders" ou resolvers", e no caso dos "encoders" os sensores normalmente são óticos...
Mas, posso estar errado :)
-
Desconheço sersor Hall em servo motores ?
Qual é o fabricante deste servo? A mairia dos que trabalhei não tem nenhum sensor deste tipo..
-
Ari mes desculpe falei besteiras . De uma olhada neste documento da Parker
http://www.parker.com/br/download/automation/eletromecanica/pdf/eletromecanica.pdf
enter e fassa o download
veja a partir da pagina 25 e tenha uma noção do assunto,
espero que tenha ajudado..
-
Valeu José bastante informação neste documento gostei, e os fabricantes dos servos que tenho aqui são MCG e SEM, valeu.
-
Preciso de informações sobre sensores hall usados em servomotores, principio de funcionamento, exemplos etc...
Se quizer um sensor hall para dar uma brincada, tem nos coolers de computador, parece um transistor....
-
Alguem já consegui fazer leitura desses sensores que vem nos cooler eles tem 4 pernas, jpá andei pesquisando mas não achei nada, alguem tem informação, gostaria de fazer um leitor de RPM com eles, usando PIC.
MDAWEB
-
Alguem já consegui fazer leitura desses sensores que vem nos cooler
Os ventiladores atuais não trazem sensor separado, está tudo no circuito integrado controlador, esse de quatro terminais. Talvez seja possível aproveitar um desses, mas nunca experimentei. Suspeito que não exista sensor hall nestes casos.
Há muito tempo não encontro algum separado, mas se encontrar, basta identificar os pinos de alimentação, o terceiro pino é a saída, habitualmente em coletor aberto.
Uma fonte mais segura e de sensores hall são os drives de disquete, há pelo menos quatro deles no motor do spindle. Alguns requerem polarização especial, os mais antigos são mais fáceis de excitar, têm três terminais, vale o que disse acima.
-
Atualização: o controlador tem sim um sensor hall e pode ser utilizado em tacômetros. Veja a data sheet de um controlador comum em ventiladores:
[ mais tarde eu fujo do trampo e faço um teste aqui ]
-
Esqueci de comentar anteriormente que prefiro sensores óticos. A utilização de sensores hall quase sempre implica na adaptação de um magneto ao eixo, o que pode ser um bocado inconveniente e afeta o balanceamento, particularmente crítico em altas velocidades ...
-
Promessa é dívida e tô pagando mais uma. Fiz o teste com o controlador de cooler e a coisa funfa.
Pendurei um par de LEDs no lugar dos enrolamentos do motor e usei um pequeno magneto retirado de um HD pra testar.
Alimentei em 12V, com um resistor de 10K pra limitar a corrente nos LEDs.
Pra quem gosta de badulaques, penduricalhos e balangandãs, uma sugestão: esses sensores podem ser utilizados como chaves de fim de curso. São imunes á poeira, óleo, graxa, etc e bem compactos, cabem em qualquer cantinho.
-
Ola Jorge, já tinha respondido lá no forum de PIC, só depois é que vi que voce ja tinha postado aqui, esse negocio ta ficando legal, de mais detalhes da trapizonga que voce fez, faz um desenho eu sou meio tapado as vezes hehehe, como voce comentou acho que os sensores opticos seriam mais adequados pro que pretendo fazer, mas essa solução ai tambem não seria ruin, pra baixas rotações como e o caso de placas de tornos, já pros spindler, a solução optica seria mais adequada, eu hoje irei testar a optica, e posto o resultado aqui ok.
[]'
MDAWEB
-
Atualização: o controlador tem sim um sensor hall e pode ser utilizado em tacômetros. Veja a data sheet de um controlador comum em ventiladores:
[ mais tarde eu fujo do trampo e faço um teste aqui ]
Jorge, esse Datasheet tem um Layout melhorzinho.
-
... de mais detalhes da trapizonga que voce fez, faz um desenho ...
A coisa é simplérrima, dê uma espiada no diagrama de blocos na data sheet do AT276. Há dois transistores de saída, coletores abertos. O acionamento deles é complementar, ou seja, quando um corta o outro conduz e vice-versa.
O que fiz foi pendurar dois LEDs (um conjunto encapsulado, retirado de placa de rede pifada), o catodo de cada um em um transistor os anodos em comum com um resistor ao Vcc ... só e apenasmente isto. Veja o diagrama (ASCII art !) abaixo.
(2) ----|<|-----+
|
+---/\/\/\---o Vcc
|
(3) ----|<|-----+
Para enviar o sinal pra um PIC, frequencímetro, tacômetro ou coisa que o valha, é ainda mais fácil:
+---> Saída p/ instrumento
|
|
(2)---/\/\/\---+---o Vcc
Claro que a alimentação deve ser compatível com o dispositivo que vá receber o sinal, o sensor funfa de 3,5V a 20V, não há probs em alimentá-lo a 5V, por exemplo.
-
Jorge, esse Datasheet tem um Layout melhorzinho.
Então, este controlador tem uma saída específica para tacômetro ... é a única diferença em relação ao outro ... agora que descobrimos o caminho das pedras, tanto faz usar um ou outro ... eu diria até que usar as saídas destinadas aos enrolamentos do motor é melhor, são capazes de drenar 400 mA, 10X mais que a saída FG ... não isso faça muita diferença, mas pode melhorar a imunidade a ruído quando o sensor for instalado bem longe ...
-
Legal Valeu!!! ;D
-
CNCNOW, consegui fazer a trapizonga, agora vou fazer um programinha no PICBASIC pra ler esse sinal e mostrar a RPM em display ou LCD.
Nesse fim de semana testo a solução optica.
Valeu!!!
mdaweb
-
... consegui fazer a trapizonga ...
Bão ! Mete bala !