Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Tópico iniciado por: lolata em 25 de Abril de 2007, 05:42
-
Estava hoje conversando com o Rudolf e saiu um assunto sobre o teste da Porta Paralela, eu expliquei que a varios anos eu uso programas para Autorama que usam a paralela.
Só que tem maquinas que simplesmete o Programa ou a interface não funcionam.
Voce monta a interface, testa tudo certinho e manda p/ cliente, chega no destino o cliente simplesmente não consegue fazer funcionar, é claro que a culpa vai ser sempre de sua interface.
Eu sugeri hoje para o Rudolf se não tinha como fazer um circuto simples, com um led para cada pino da porta paralela, assim quando voce conecta a interface esses Leds acendem, dando a entender que está tudo Ok, dando a certesa que a interface tem que funcionar.
Esse circuito poderia até ser integrado na Placa acopladora.
Eu tenho um teste simples no meu barracão que checa se o Pc está "mandando" sinal para a paralela, mas não consegui fazer um que checa se o pc está recebendo esse sinal.
Espero que a ideia seja valida.
Um Abraço.
-
Eu achei uma materia que talvez seja util.
-
Lolata,
Acho que seria interessante ter um teste que indicasse a tensão que a porta paralela consegue enviar...
Um caso típico são os Laptops, que muitas vezes tem uma tensão relativamente baixa, e alguns circuitos simplesmente não funcionam...
Para corrigir isso, um "buffer" acho que resolve...
-
Fabio,
A placa de BOB para acionamento postada no topico do nosso amigo italiano sobre a Linessteper, ja vem com um buffer nela..
abraços
-
Reinaldo,
Mas não é um testador de portas, concorda?
-
Grande Reinaldo,
A placa de BOB para acionamento postada no topico do nosso amigo italiano sobre a Linessteper, ja vem com um buffer nela..
Concordo com você. Creio que uma Bob, como também é o caso da do Smile, tem que ter este buffer. E tem que quer uma alimentação própria para alimentar estes buffers, totalmente isolada da alimentação do driver.
Creio que o que o Fabio comentou é a necessidade de se colocar este buffer no testador que o Lolata está querendo fazer, para garantir o funcionamento do testador independente do circuito do computador.
Abraços,
Rudolf
-
O BUFFER vai servir para deixar a tensão sempre constante, independente da tensão enviada pela porta paralela ???
abs
-
Fábio,
No caso acho que com um buffer você nao precisa de um "testador" de porta, a nao ser que você tenha a duvida se ela está completamente queimada, e no caso nao vai acender nada... mais para testar simples, Resistor de 560R e LED liga o + do led no resistor o resistor no PIN de saida e o negativo do LED no negativo da porta... o bixo tem q acender...
ps: nada de led de alto brilho eles consomem bastante energia e ai nao vai acender mesmo,...
abraços
-
Agradeço a todos pelas iniciativas.
Veja bem, no meu caso a interface que eu uso, funciona assim:
O Pc manda sinal para 8 pinos e recebe sinal de 8 pinos.
Os pinos que eu mando sinal é facio de conferir, é só colocar o resistor e os leds conforme o Reinaldo comentou, mas e os 8 pinos que ele recebe o sinal, como vou testar ?.
-
Penso que se é para criar um aparelho, que se faça o serviço completo, com buffer e com testador, assim não há risco de dúvida.
É apenas uma opinião.
-
Lolata,
Junto com o software turbo cnc tem um software que testa a paralela os pino sde entrada... da uma olhadinha...
abraços
-
Lolata,
Penso que se medir as tensões do retorno, saberá se ao menos o sinal chega até a porta...
O que vai mandar também é o tipo de comunicação que o PC está ajustado...
Talvez o sistema funcione em um micro e noutro não apenas porque não foi configurado adequadamente...
-
Grande kommandeur,
O BUFFER vai servir para deixar a tensão sempre constante, independente da tensão enviada pela porta paralela ???
Creio que vai servir principalmente para fornecer a corrente que o led precisa para acender "de verdade".
Se este CI tiver entrada Schmitt Trigger melhor ainda, pois o led indicará corretamente o nível (0 ou 1) da saída da paralela.
Abraços,
Rudolf
-
Grande Lolata,
Veja bem, no meu caso a interface que eu uso, funciona assim:
O Pc manda sinal para 8 pinos e recebe sinal de 8 pinos.
Me lembrei que há muitos anos tinha um kit chamado Norton xxx que vinha um conector chamado loop-back que era plugado na porta paralela. Tinha um programa que gerava os sinais e lia-os em outros pinos de entrada para verificar se está tudo certo.
Quem sabe não seja mais fácil fazer assim?
Abraços,
Rudolf
-
Tem varios tipos:
O usado pelo Norton é
pino ligado com
2_____15
3_____13
4_____12
5_____10
6_____11
Teste a porta paralela do micro, utilizando programa específico de teste de hardware (Checkit), utilizando um conector de loopback. Você mesmo pode fazer este conector utilizando um conector de 25 pinos macho (DB-25 macho), fazendo as ligações apresentadas na tabela abaixo. Este conector deve ser encaixado na porta paralela do micro para que o programa teste se ela está funcionando corretamente. Testes de porta paralela sem conector de loopback apresentam resultados falso.
Pino Ligado ao pino
1 13
2 15
12 14
16 10
17 11
http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/HARD-018/hard-018b.htm
-
segue anexo o ndd que eu tenho
-
Agradeço a ajuda de todos.
Os dois programas que eu uso p/ autorama eu preciso que a paralela esteja configurado em SPP.
Ai a interface liga as 8 pistas e recebe sinal de 8 sensores.
Acontece que algumas maquinas simplesmente não contam as algumas pistas e 99% dos clientes dizem que é o programa , a interface ou os sensores que estão com pau, é muito complicado eu esplicar p/ cliente que pode ser o PC dele.
O que eu pretendia era fazer um circuito simples que acendesse 16 Led na minha interface se os sinais do pc estivessem Ok, caso o pc estivesse conigurado errado ou a porta tivesse com algum problema, alguns leds não iriam acender.
Isso iria resolver muitos problemas, pois a maioria das vezes eu mando essas interface p/ longe.
Um ocasião um cliente meu de Recife me ligou desesperado porque sua pista parou de funcionar, era uma quinta feira, ele tinha 6 funcionarios e pagava aluguel caro no Shopping.
Por telefone tentamos tudo, ele trocou a fonte, o cabo, mas nada adiantou, ai ele me pediu uma nova interface, pois não poderia ficar com a pista parada por varios dias, eu questionei a falha na interface e ele me propos em pagar minha passagem p/ resolver o probelma dele.
Bom, Notbook, Fonte, Sensores, Cabo, Interface, Ferro de solda na mala e vai eu p/ Recife.
Cheguei la liguei meu Notbook na pista e estava tudo funcionando, era o Pc dele que simplesmente não sei porque motivo, deu pau, ele trouxe outra maquina da casa dele, instalei o programa e o problema foi resolvido.
Fiquei até com dó do meu cliente, ficou com um prejuiso bem grandinho.
Se na interface tivesse um teste desse, teria resolvido o problema.
(que livro que escrevi)
Um Abraço.
-
Lolata,
Uai cara, podemos ver o que fazer pra te ajudar amigo,
você disse que precisa de 16Leds, ou seja vc precisa que os 8 I/O liguem e teste as 8 entradas...
bem para testar as entradas, somente rodando um software no proprio PC nao tem outro jeito amigo.. as saidas com Leds é possivel fazer..
Acho que o que se pode fazer é o segunte, Leds para a saidas e Botoes para as entradas e fazer alum sofware que teste esse negocio todo...
abraços
-
Reinaldo
Quando eu comecei a mexer com esse programa que usa a porta paralela, eu fui fuçanco e queimei a paralela da minha maquian, isso faz uns 7 anos.
Essa maquina hoje está no meu barracao, eu coloquei os leds na saida e as 8 saidas funcionam, mas as 8 que recebe está furnicada.
Coloquei aquele execultavel que voce disse do Turbocnc, o fbyte.exe mas o resultado dos testes foram exatamente os mesmo da outra maquina que move o cnc.
Então, imagine o cliente com uma maquina dessas querendo que minha interface e meu programa funcione.
-
Lolata,
Você pode colocar os led's na sua placa e entre os led's e o circuito uma chave para colocá-los em loopback. Pode chamar a chave de Modo Teste.
Com um programa de teste você manda os sinais para a interface e recebe de volta testando todos os 16 pinos.
-
Eu não sei desenhar este tipo de circuito, mas o que acham de apresentar um esquema simples...
Pode ser útil não só para o Lolata, mas para todos nós, que basicamente operamos nossas máquinas através da LPT...
-
No site www.rogercom.com tem o circuito "CONTADOR DE OBJETOS OU PESSOAS, USANDO FOTO-TRANSISTOR CONECTADO À PORTA PARALELA". Ele usa um 74LS541 que é um buffer e usa os pinos 10, 11, 12, 13 e 15 da paralela. No documento já postado temos uma solução com LED para testar os pinos de saída da PP. Talvez seja possível agregar os dois e fazer o circuito de teste que se deseja. Na mesma página tem também o programa DSPCOM que permite efetuar vários testes na paralela.
Abraços,
Luiz Henrique.
-
Amigos, existe um programinha em Delphi, que deve resolver a situação, chamado Parmon.exe
http://geekhideout.com/downloads/parmon.exe
Se vc fizer um conector com leds nos pinos de saida e microchaves nos pinos de entrada, para resistores de pull-up, deve resolver, pois ele permite monitorar os sinais que entram na paralela, bem como "escrever" na mesma.
-
Ao clicar no "led" representativo do pino, ele "acende" ou "apaga",ou seja manda 0 ou 1 para a paralela, e ao mesmo tempo, monitora os sinais de entrada.
-
Lolata, ele pode rodar simultaneamente com seu programa, ous seja, vc manda uma cópia do programa pro cliente e manda ele rodar, depois, usando seu programa, vc tem consiçoes de acompanhar o que está acontecendo em cada pino da porta.
-
Lolata,
Pode utilizar este simples circuito e o programinha sugerido (parmon).
Voce pode colocar uma bateria de 9V dentro de uma caixinha, com os led's e o conector DB25 ligando diretamente no micro.
-
Não gostou, não quer gastar com uma bateria de 9V? Tá bem....
-
Estou gostando muito da ajuda dos colegas, eu fucei muito já no site Rogercom, site muito informativo sobre porta paralela, foi a partir desse site que saiu a ideia de minha interface.
Gostei da sugestão do Leandro, vou testar no Barracão.
Landa, esse teste que é somente um resistor e um led por pino eu já tenho faz tempo, mas ele só testa o que o pc manda.
Eu queria mesmo um parecido com esse com os 16 leds e sem programa.
Vamos ver se não aparece algo parecido com isso.
Um Abraço.
-
Lolata,
as sugestões que nossos amigos já enviaram são válidas e úteis para os casos onde a porta paralela é utilizada da maneira mais convencional, como é o caso do TurboCNC.
O seu é um raro caso onde são utilizadas oito entradas, o que muito provavelmente significa que as linhas do registrador de controle da interface, normalmente configuradas como saídas, estão sendo usadas como entradas. Sendo assim, nenhum dos hardwares e softwares já sugeridos será adequado para o teste completo da interface, vc não terá como verificar o estado de quatro das entradas, nem se o comportamento do registrador foi de fato invertido.
Existe a possibilidade de que sua interface implemente outra solução, hardware capaz de capturar os sinais das oito entradas em dois nibbles, mas não é possível dizer sem o esquema em mãos.
Em qualquer caso, ainda vale o que disse acima, o que significa que vc terá de utilizar seu programa mesmo, ou terá de obter um escrito especificamente para esta tarefa, duvido muito que encontre algum pronto.
Infelizmente haverá, como vc já pode constatar, algumas interfaces que simplesmente não funcionarão, devido a maneira como o hardware da interface paralela é implementado.
As "entradas" críticas são: DB25-1 Strobe, DB25-14 Auto-Linefeed, DB25-16 Initialize, DB25-17 Select-In.
Estas são saídas em coletor aberto na operação normal e exigem resistores pull up, tanto para a operação normal como saídas, como para operação invertida, como entradas.
Muitas das interfaces já incluem esses resistores, algumas não e isto é uma das fontes de problemas, sugiro que que instale resistores de 4K7 por precaução, se já não existirem na sua placa. Em alguns casos, ao invés de coletores abertos há totem poles nessas saídas e nem sempre é possível colocá-los em estado de alta impedância, como é necessário para a operação como entradas e este é um dos motivos para problemas como o que vc mencionou.
Outra possibilidade de probs é a configuração incorreta do BIOS. É frequente a confusão entre "compatibility mode" e "SPP". O primeiro modo não permite a configuração do registrador para entrada de dados ...
-
Lolata,
O programa sugerido é super simples.
Para testar as entradas, use algo como:
-
Caro Jorge;
É complicado mesmo esse teste.
A minha interface usa os pinos 2- 3- 4- 5- 6- 7- 8- 9 para enviar sinais e os pinos 1- 10- 11- 12- 13- 14- 15- 16 para receber.
As maquinas tem que estar configuradas em SPP paa funcionar.
Eu pensei que seria facil fazer um teste na paralela, mas é complicado.
Entre varios programas que tem para teste um dos mais completos, confiavel e de facil manuseio é o Fkebyte do Turbocnc.
Esse teste que eu estava sugerindo, era para as pessoas leigas fazerem, pois se voce analizar, a propia interface e o propio programa já vai testar se a paralela está funcionando e se está configurada corretamente.
É que os clientes sempre vão responsabilisar a interface ou o programa do não funcionamento, pois o computador sempre está funcionando certinho.
Landa
Eu não entendi esse ultimo esquema que voce mandou.
Um Abraço.
-
Lolata,
O esquema é para testar os pinos entradas, você fecha uma chavinha e lê a porta para ver se a entrada esta funcionando!
-
:P
-
:P
-
Iury,
8 metros...
-
:P
-
:P
-
Iury,
Que eu saiba, não...
-
:P
-
:P
-
:P
-
Esse programa tem outra finalidade e não é adequado a realização dos testes aqui discutidos, por diversos motivos, algo em que não vejo sentido tratar aqui.
Aos interessados, a fonte: http://www.rogercom.com/pparalela/32entradas.htm
Como é fácil verificar, os pinos críticos do registrador de controle, utilizados pelo Lolata como entradas, são neste caso utilizados para sua função costumeira, como saídas ...