Murilo,
Estou com uma dúvida.
Eu preciso enviar uma tensão analógica variável de 12 a 24VDC para um circuito e preciso para isso transformar o sinal PWM que é gerado por um microcontrolador em sinal analógico.
Procurando eu encontrei aqui ( http://www2.eletronica.org/hack-s-dicas/considere-um-sinal-pwm ) e entendo que é possível fazer o que preciso, mas não me é claro que tipo de informações são necessárias para se calcular os valores do resistor e do capacitor.
Me lembro de ter visto algo aqui no Guia, mas eu não encontrei ... então pergunto.
Alguém já fez este tipo de aplicação e poderia das algumas dicas de como realizou os cálculos? e os resultados foi satisfatório para a sua aplicação?
Agradeço qualquer ajuda.
Abraço!
A idéia de um conversor PWM/Sinal CC é integrar um sinal PWM, ou calcular o valor médio deste sinal. É necessário que a amplitude máxima e mínima sejam constantes e estáveis.
Podem ser utilizados vários arranjos, o mais simples é um circuito RC série passivo, nesse caso, a constante de tempo (T = produto RC) deve ser bem maior (T > 10 / f ) que a frequência (f) do sinal PWM. Porém, se T for muito elevado (T >>> 1 /f), a resposta do integrador RC será lenta. Portanto, o produto RC deve ser um compromisso entre 10/f e a frequência de resposta esperada do sinal analógico resultante.
Além disso, se o circuito RC for ligado a um outro circuito com uma certa impedância (ou resistência Rin) de entrada, o ideal é que R << Rin. Ou então seja usado um circuito separador ou um integrador ativo (usando um amplificador operacional). Do mesmo modo, a impedância de saída (Rout) do circuito ligado ao RC deve ser baixa (R >> Rout), para que esta não influencie na integração.