Todas as unidades devem ter capacidade de enviar e receber dados via RF. (penso em 2,4 GHz)
Existem outras frequências para esse tipo de aplicação. O tipo de modulação também é importante (ASK, QPSK, FSK, CDMA, ...) e influencia o alcance (através da relação sinal/ruído que o sistema admite).
Toda informação enviada cabe em um único Byte (oito bits).
Se você quer identificar a estação que envia e também enviar apenas 1 bit de informação (estação presente ou não), com 8 bits poderá ter no máximo 127 ou 255 estações (a depender do protocolo). Não seriam 400?
A capacidade de receber os dados e enviar a confirmação deve ocorrer em milésimos de segundo (50ms).
Com taxas de algumas centenas ou milhares de bits por segundo, 50ms é trivial.
Eventualmente haverá dados simultâneos entre todas as unidades e não pode haver perda de dados.
Todas as estações se comunicam "simultaneamente" entre si sem perda de dados?? Requisito mal explicado / definido e impossível de ser atendido.
Todas as unidades podem ter capacidade de locomoção, podem estar em veículos, ou com pessoas a pé.O alcance de cada unidade deve ser no máximo de 400m em campo aberto.
A mobilidade deve ser avaliada, a depender se ocorre em veículos e da velocidade de deslocamento, deve-se considerar o efeito Doppler, que afeta a frequência recebida (ocorre desvio de frequência, que pode piorar o sinal recebido).
O alcance depende de vários fatores (sensibilidade do receptor, potência de saída do transmissor, autonomia da bateria, uso de antenas, obstáculos, frequência de operação, modulação utilizada, ...).