Boa noite,
Primeiramente agradeço pelas dicas, depois de varias leituras e tentativas consegui montar o Driver e fazer o motor de passo funcionar.
No entanto estive vendo na internet que é possível extrair uma velocidade muito superior a que eu consegui.
No meu caso estou gerando o clock para o L297 com um Pic 16F628A com um cristal oscilador de 8 MHz.
Os intervalos de clock estão ajustados para 100 ms, quando diminuo o valor o motor pula alguns passos fica instável, pensei se seria o caso de colocar um cristal com uma frequência maior.
Gil, poderia me orientar como posso obter maior velocidade?
Sim, é possível extrair velocidades maiores, tendo em vista que você está usando um driver bipolar, que, se bem utilizado, é superior a CNC3AX. Algumas coisas que você deve observar para obter maior desempenho:
(1) Utilizar tensões de alimentação do motor elevadas (36V, por exemplo).
(2) Verifique com cuidado a sua lógica de controle chopper, que pode não estar operando corretamente (suponho que você esteja fazendo um controle por corrente através dos comparadores do PIC). Procure "copiar" o funcionamento de um L-297, com um acionamento do tipo "set dominant". Para isso, um osciloscópio é peça chave durante os testes e depuração do software. Um controle de corrente deficiente resulta em baixo torque em altas velocidades. O ideal seria usar interrupções comandada pelos comparadores, para que o controle chopper por software efetue o comando correto do motor.
(3) Use rampas de aceleração/desaceleração, para que não haja perda de passos.
(4) Para gerar o clock do motor, não é indispensável um clock maior associado a um comando de sleep(xxx), por exemplo. Um controle através de divisores e contadores internos do PIC associado a uma interrupção também funciona muito bem, com um clock não muito elevado.