Olá amigos!!
Ao refletir sobre um projeto, me veio uma dúvida que acredito ser básica e, até onde pude ver, não há um tópico aqui no fórum.
> A corrente elétrica circulante nas bobinas no motor de passo aumentam conforme aumenta a carga mecânica assim como nos motores DC tradicionais? Pela forma que entendo o princípio de funcionamento dos motores de passo eu creio que não, mas de toda forma agradeço se alguém tiver uma resposta embasada nos princípios físicos pertinentes.
Um abraço a todos!!
A corrente num motor é função da resistência elétrica do enrolamento, da indutância do enrolamento e da carga mecânica (força de reação à carga). Porém, a coisa se complica um pouco mais se levar em conta que a indutância não é linear (devido a saturação do material magnético) e depende da posição angular do rotor (que influencia na distância do entreferro).
Ao girar, no motor é gerada uma tensão (força contra eletromotriz) de mesma fase que a tensão aplicada nas fases do motor. Essa tensão é proporcional à rotação do motor e também aparece nos terminais do motor sem alimentação, quando este tem seu eixo rotacionado como num gerador.
Se formos considerar um modelo simplificado para o motor, teríamos um gerador (citado acima) em série com uma indutância e uma resistência.
O modelo pode ficar mais completo se considerar também as perdas no ferro, devido a histerese e as correntes de Foucault e perdas na fiação pelo efeito skin (ao usar altas frequências de acionamento).
A coisa poder ser simplificada (modelo mais simplista e aproximado) ou mais precisa e complexa (ao abordar todos os aspectos envolvidos).