Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Eletrônica - Dúvidas => Tópico iniciado por: deru em 23 de Maio de 2012, 04:09
-
Olá mestres, mais uma vez pedido ajuda ;)
Estou com dúvidas de ligar esse sensor digital:
http://www.smcpneumaticsdistributor.com/smc-part-2067/ZSE60F-A2-22L-M.html (http://www.smcpneumaticsdistributor.com/smc-part-2067/ZSE60F-A2-22L-M.html)
Modelo ZSE60F-A2-22L-M
Não entendo muito de eletrônica, mas estou tentando aprender. O uso do sensor seria para abrir/fechar uma válvula solenóide de 3 portas(AC100V) de acordo com o vácuo.
Como eu devo proceder para fazer as ligações? Qual seria a melhor forma(visando segurança e durabilidade do sistema) de fazer alimentação do sensor e da solenóide? Devo usar um relê? Se sim qual?
Agradeço antecipadamente.
-
Deru,
Utilizo este rele
Miniature solid-state relay - OPT-24DC/230AC/1 - 2967950
da Phoenix contact com uma base tipo
Relay socket - PLC-BPT- 24DC/ 1/ACT - 2900449
A alimentação do seu sensor com 24Vcc , saida do sensor out 1 ou out 2 ligando um terminal do rele ( negativo ) e o outro terminal do rele ao comum positivo , já que o sensor é NPN.
O relé é tipo estado solido evitando o incoveniente do desgaste de contatos e opto acoplado , garantindo o isolamento da parte de tensão alternada .
-
Deru,
Não querendo desviar o assunto do topico, mas se me permitir dar um pitaco...
já fiz um "sensor" mecânico de pressão para ligar uma válvula de escape muito simples.
Utilizei um tubo de cobre de 1/2", uma mola, um pedaço de borracha e um parafuso, da uma olhada no esboço em anexo.
Se quiser migrar para essa solução posso te ajudar a calcular o conjunto de acordo com a pressão desejada.
-
Beto,
Muito obrigado pelo retorno. Agora deu pra enterder. A minha dúvida era esse tal de NPN, pesquisei mas não descobri qual a vantagem/desvantagem e real utilidade disso.
A fonte que eu tenho aqui seria essa:
(http://ebay.keeneyedeals.com/img/20080922/IMGP0121.JPG)
Usava ela numas caixas de som de PC.
Posso usar essa fonte sem problemas? No manual do sensor diz, "...12 to 24 VDC, Ripple (p-p) 10% or less (with power supply polarity protection), não faço a mínima ideia do significa isso. :(
Arrumando a bagunça aqui de casa achei um relê, ele é de um kit de eletrônica que devo ter comprado a uma centena de anos atras...
(http://img217.imageshack.us/img217/9436/p5241963.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/217/p5241963.jpg/)
No manual dele diz que a entrada é de DC3V ~ DC5V (max DC24V) então no meu caso não vai dar pra usar :-\
-
Cássio,
Muito agradecido pelo retorno. Bela ideia essa. Eu tinha pesquisado na net e vi um esquema parecido com esse mas no caso usando uma seringa de vidro. Se eu for comprar o tubo+a borracha+mola o preço sairia a metade do valor do sensor. :o. Se eu tivesse esse material como sucata aqui na minha oficina não pensaria duas vezes e usaria esse seu sistema.
Como conseguirei comprar esse sensor usado, o preço dele está bom.
-
Deru ...
A fonte dá pra usar , o relé não consigui visualizar aqui ( imagem bloqueada no trabalho) mas deverá ser compativel com a tensão de alimentação , no caso da sua fonte os 12Vcc.
Poderá aproveitá-lo se implementar uma regulagem de tensão baixando os 12Vcc para 5Vcc com um 7805 por exemplo, ou um zenner mais um resistor , isso só na saída do sinal para o relé , é claro.
Em tempo , para sensores :
Npn = o comum da alimentação é o positivo e o contato fecha com o negativo.
Pnp = o comum da alimentação é o negativo e o contato fecha com o positivo
-
Pelo seu manual, a saída do sensor é NPN. A pressão (set) de atuação pode ser ajustada entre -100KPa a +100KPa, o que equivale a -1Kgfcm2 a +1Kgfcm2.
Pela figura do manual, o relé será ligado em "LOAD", na saída OUT1 ou OUT2, conforme a figura anexa.
-
Npn = o comum da alimentação é o positivo e o contato fecha com o negativo.
Pnp = o comum da alimentação é o negativo e o contato fecha com o positivo
Neste caso, a saída é NPN...
NPN = a bobina do relé é ligada entre o +12V (a +24V) e o coletor (OUT1 ou OUT2), o emissor (DC-)vai à terra (0V).
Não confundir o contato do relé com a polaridade NPN, PNP...
O contato do relé (NA) é ligado entre o +12V e a solenóide, o outro fio da solenóide vai à terra (0V).
-
Exatamente Minilathe.
A dúvida do Deu era em relação ao NPN da saída do sensor e sua vantagem ou desvantagem. Só esclarecendo, utilizei a palavra "contato" ( embora a saída e o diagrama do sensor em questão seja um transistor) pois no corpo e datasheet da maioria dos sensores industriais como capacitivos e indutivos , por exemplo , é comum a saída ser representada por um contato , obedecendo ao padão de especificação NPN e PNP , ainda que internamente utilize um transistor para essa função.
-
Beto, Minilathe muito obrigado! Foram esclarecidas minhas dúvidas. Eletrônica é um mundo quase que desconhecido por mim, li vários documentos, datasheets mas como não entendo praticamente nada acabo pedido ajuda a vocês. Agora ficou fácil, é só eu por a mão na massa, provavelmente essa semana eu consiga por a mão nesse sensor. Providenciarei um 7805 também.
Abraço a todos!
-
Providenciarei um 7805 também.
Acho que não precisa de 7805, pode alimentar tudo (sensor e bobina do relé) com 12 a 24Vcc, desde que a bobina do relé seja para 12 ou 24Vcc.