Cássio,
O fusistor aumenta a resistência proporcionalmente a corrente ou a temperatura? Eu sei que quanto mais corrente, mais ele esquenta, mas se eu manter ele a temperatura constante a resistência ainda aumenta com o aumento da corrente? Se sim, qual é o nome desse fenômeno?
As duas coisas ocorrem... Devido ao efeito Joule, todo condutor possui o que se chama auto-aquecimento com a passagem de corrente elétrica.
Num material metálico, basicamente, a resistência aumenta proporcionalmente com a temperatura:
R=R
0 [1+k.(T-T
0)] ... (1)
Onde k é o coeficiente de variação da resistividade (constante para pequenas variações de T).
Num resistor dissipando xxx Watts, é atingida uma temperatura de equilíbrio, ou melhor, na condição de equilíbrio de potência de entrada (P=RI
2) e potência dissipada por convecção e/ou condução. À medida que aumenta a corrente, aumenta-se a temperatura até que atinge-se a temperatura de fusão do material.
De fato, a equação (1) possui termos de segunda e terceira ordem, com delta T elevado ao quadrado e ao cubo, que se tornam mais significativos em temperaturas maiores. Assim, ao atingir-se temperaturas mais altas, R aumenta mais rapidamente, o que aumenta muito P=RI
2, realimentando o processo até que o condutor se funde e se rompe rapidamente. É o que ocorre num filamento ao passar uma corrente elevada.
Num fusistor, R aumenta com a temperatura segundo uma função exponencial, mais rapidamente que a equação (1), que é aproximadamente linear (k quase constante). O que leva que aqueça mais rapidamente e eventualmente se rompa ou então limite a corrente do circuito se a resistência aumentar tão rapidamente que não haja tempo para aquecer e fundir. Este tipo de limitação é empregada em algumas fontes de alimentação, para controlar a corrente de partida, quando os capacitores estão se carregando do zero.
Mas, não sei se este fenômeno possui nome.