Boa tarde, amigos. Eu tenho uma fresadora ferrameteira Clever, ISO 30, de 1400kg e um motor trifásico de 3HP, e gostaria de fazer um projeto simples e ao mesmo tempo de baixo custo para deixá-la minimamente com recursos de uma CNC. Minha pretensão seria colocar os motores de passo em 2 eixos ( X e Y). ou quem sabe nos 3 ( X, Y, Z). Mas tenho várias dúvidas. Se alguém puder me dar alguma luz sobre as dúvidas, ficarei imensamente grato. Vamos a elas:
1- Dá para retrofitar uma máquina dessas usando placa de Arduíno + GRBL, ou a melhor escolha seria outro dispositivo + Mach 3?
2-Eu não queria mexer no fuso da máquina, mas ele tem um backlash como todo fuso de toda máquina. Daria para compensar essa folga no programa ( GRBL ou MACH 3), inserindo algum comando para toda vez que o manípulo mudasse de sentido de rotação eu acrescentar essa folga? Alguém já fez isso?
Pelo que viram, minha pretensão é só adaptar os motores de passo no manípulo e pronto. Não quero mexer em fuso, não quero nada sofisticado, nada que custe muito. Será que tem jeito?
Att, Júlio.