Angeldark,
Antes de fazer alterações em arquivos de configuração, é sempre prudente fazer (e usar) uma cópia dos arquivos necessários ao correto funcionamento do sistema, e prestar bastante atenção ao que está fazendo, pois estará lidando com tensões trafegando pela porta paralela, e é bem fácil arruinar a porta ou mesmo a placa-mãe novinha do seu pai!!!
Sei que você (e seu pai) não é inexperiente, mas cuidado e canja de galinha fazem milagres...
Se não me engano vocês estão usando a cnc3ax, então confirme por favor...
Algumas placas como a cnc3ax podem usar um sinal proveniente do pc para "enable", e este sinal é chamado dentro do EMC como "Xen, Yen e Zen"...
No EMC há um arquivo chamado "Standard_Pinout.Hal", e nele deverá ter uma linha como a do exemplo abaixo: (o arquivco é editado com um editor de texto)
linksp Xen parport.0.pin-08-out
Onde "Xen" é o sinal de enable para o eixo "X", que estará usando o pino 8 da LPT (veja no circuito da sua placa - se for a cnc3ax, se não me engano são os pinos 1, 14 e 16)
Este comando pode ser configurado para comandar através de um pino só todos os eixos, ou cada eixo ter seu pino independente.
Já as velocidades dos motores são configuradas em um arquivo INI (provavelmente o seu deve ser "Stepper_mm.ini" ou algo parecido)
Há alguns campos que controlam as velocidades:
"Default Velocity" = é a velocidade inicial de qualquer movimento interpolado, e está expresso em "unidades" por minuto.
"Default Acceleration" = é a aceleração inicial dos movimentos independentes ou interpolados, extressa em "unidades" por segundo por segundo (unidades por segundo ao quadrado)
"Max Velocity" = é a máxima velocidade do movimento de qualquer eixo interpolado ou não, expresso em "Unidades" por segundo.
Pense nele como algo mais realista - por exemplo Max Vel= 20 significa que a máxima velocidade será de 1200 mm/minuto (supondo que está trabalhando em milimetros) = a fórmula é: "Max Vel" * 60
Espero que isso ajude...