Amici,
não é segredo que tô cada vez mais encantado com Linux de modo geral e EMC2 em particular. Pra estimular a disseminação da coisa, tô botando pilha nos incautos, incentivando sempre que posso a utilização de ambos, mas de vez em quando alguém enfrenta alguma dificuldade, especialmente com laptops antigos ... como parece que o Kurumin resolve bem alguns desses casos, tô postando aqui um nano-tutorial sobre a instalação do EMC2. Já havia feito essa instalação antes, mas por um método muito pedalativo e analisando a coisa na madrugada passada, na esperança de auxiliar um amigo, acabei me dando conta de que há uma maneira muito mais fácil, principalmente pra quem tá dando os primeiros passos no mundo Linux. Vou colocar a receitinha aqui bem resumida, e em outra oportunidade tento detalhar melhor alguns aspectos, caso alguém encontre dificuldades ...
A coisa é extremamente simples, consiste apenas em dois passos principais, rodar um scrip de instalação e depois atualizar o bootloader. O scrip instala, além do EMC2 propriamente dito, um outro kernel, com o módulo de tempo real, vital para a operação do EMC2 e a atualização do bootloader vai permitir escolher o kernel adequado á tarefa.
O script está disponível aqui:
http://www.linuxcnc.org/dapper/emc2-install.shBaixe o arquivo, altere as permissões para que se torne executável e rode pelo terminal como superusuário, depois de navegar até o diretório onde está o arquivo:
# ./emc2-install.sho script apresenta algumas questões, de modo geral simplesmente tecle enter, a coisa toda é razoavelmente óbvia (tá eu sei que não é pra quem nunca lidou com Linux, por isso eu disse acima que depois faço uma coisa mais esmiuçada, lembra ?)
Finalizada a instalação, atualize o bootloader, aqui presumo que seja o Grub:
# update-grubReinicialize a máquina e deverá ver a opção de carregar o kernel magma, inicialize e após o
boot invoque o EMC2 pelo terminal:
$ sudo emcou como superusuário
# emc
Por enquanto é isso, boa sorte !