O fato de ser de fuso trapesoidal atrapalha na velocidade ?
À princípio tem influencia na velocidade sim porque as roscas literalmente "roubam" mais ou menos força dos motores, e como são motores de passo, estes tem uma característica curiosa (e de certa forma nociva), que é a diminuição de torque conforme o aumento de velocidade ou seja, quanto mais rápido giram, menos torque podem oferecer.
Vi maquinas trabalhando muito mais rapido e mesmo assim com muito mais precisão doque a minha.
Veja, exatidão (pois precisão não nos diz nada) é relativa ao tipo de acionamento dos motores, ao passo da rosca enfim, muito mais ligado à características eletro-mecanicas do que à velocidade em sí - uma máquina bem desenhada e construído oferece uma boa acuidade independente da velocidade de operação.
O meu fuso é de 20 TPI X .5, e minha rosca parece mais triangular do que trapezoidal. Isso pode afetar minha velocidade final de trabalho?
Bem, então pode ser uma rosca de 1/2" (meia polegada) por 20 fios, o que nos leva a mais para baixo ainda....
Existem basicamente 3 tipos de fusos que comumente usamos em máquinas:
de esferas recirculantes, de rosca trapezoidal e de rosca comum.
Todos eles tem um certo aproveitamento - roscas de esferas recirculantes tem 95% de aproveitamente, trapezoidara tem em torno de 30% e de rosca comum cerca de 15% ou seja, aproveita-se muito pouco do que os motores podem dar...
Isso não quer dizer que não funcione - funciona e bem,mas dentro de certos limites, assim como toda e qualque máquina

As configurações do mach3 eu mexi na raça, descobri que para trabalhar em mm, tinha que mutiplicar os tpi's do fuso pelo numeros de passo de uma revolução, conciderar a otimização do driver mutiplicar por 10 isso me deu um valor de 40000 micropassos por polegada. Dividi isso por 25,4 e obtive o valor de 1574.8 micro passos por mm.
Bem, os ajustes de deslocamento estão atrelados à resolução por passo, ou aos ajustes de micropasso do drive.
Sim, parece que suas contas estão certas, pois se seus drives estão ajustados para 10 micropassos, significa que o motor precisará 2000 passos para fazer 1 volta, e 1 volta do fuso será 1,27mm de avanço da porca, então poderemos dizer que para 1mm de deslocamento precisaremos de 1574,80 passos...
Ele corresponde o valor em mm estipulado pelo g-code. Isso esta certo ?
Até agora parece estar certo...
Agora quanto aos valores de G's, step pulse e dir pulse, sao pre extipulados ? Quer dizer, voce trabalha com Mach3 ?
Sim - trabalho com o Mach3 - sou um dos representantes autorizados para o Brasil...
Os valores de G's são automáticos e apenas informativos - são baseados nas velocidades máximas e acelerações, mas os valores de tamanho de pulsos para o passo e direção, estes são ajustáveis pelo operador e importantes.
Creio que para seus drives algo em torno de 5 ou 6 esteja bem, mas é bom verificar num manual deles...
Quanto as fresas, sabe onde eu compro mais baratas nas medidas 0.2, 0.3 e 0.4 ?
Olha, isso depende muito do tipo de trabalhos que voce faz...
Eu costumo fabricar as minhas de forma simples - são chamadas "bit em "D" " e são bem eficientes numa quantidade bastante grande de materiais, inclusive endurecidos como um aço ferramente tipo VND, VC 131 etc...
Há um sujeito chamado Walter Guarnieri que vende fresas e talvez tenha algo que te atenda - se eu encontrar o e-mail dele te passo.