Lolata,
Se as coisas fossem assim simples, seria muito mais fácil pra gente
N/ao é este ou aquele culpado - o que é é que está chegando no limite das coisas - o computador tem um limite para geração de sinais, os drivers tem um limite para receber estes sinais, os motores tem um limite quanto ao torque em relação à RPM...
Mas ainda não é só isso - a máquina, apesar de bem montada e usando materiais de primeira qualidade tem sua limitações também - por exemplo, o atrito dos movimentos está presente, e aumenta comforme a velocidade aumenta!
A estas velocidades de rotação, os fusos chegam nas velocidades críticas e podem começar a vibrar - mesmo que de forma imperceptível a nós - mas começam a atrapalhar as coisas....
As características dos motores - não só o torque "estático" que é aquele que vem anunciado na folha de características dele, mas sim o que se chama "pull in torque" e "pull out Torque" que são as necessidades de vencer movimentos quando os motores estão parados e partem em movimento, e quando estão em movimento, mas devem alterar suas velocidades (ou direção)...
É uma soma de detalhes que contam...
Por exemplo na janela de configuração de movimento do EMC, há duas setinhas que permitem mover o motor daquele eixo que está sendo calibrado.
A velocidade de movimentação do motor através daquelas setinhas é diferente (menor) que quando se pede para ele fazer o teste de movimento automático (percurso conhecido com movimento alternado) - este sim leva em consideração as velocidades e acelerações que está colocando nas janelas logo acima...
Então o que quero dizer é que não adianta só apertar as setinhas e mexer nas velocidades e acelerações (para economizar tempo e saco) - tem que fazer o teste de movimento alternativo sim...
E quando encontrar uma velocidade (e aceleração) que faça o motor estolar, diminua os valores em 20 ou 30%!!!!
Não é porque está usando um programa melhor e um driver melhor que vais poder trabalhar no limite - isso não vai acontecer nunca...