O que eu queria é que todo o conjunto retornasse ao inicio do percurso (X0, Y0 e Z0 (ou Z 15 por ex.).
No final do arquivo (antes de M30) coloque G0 X0 Y0 Zxx (xx é a altura que deseja fazer o eixo "Z" parar" = 15 por exemplo)
Sei que posso acrescentar o comando "G28 X0 Y0 Z15" na última linha para fazer com que o conjunto retorne ao ponto que indiquei.
G28 é o comando para enviar os eixos a uma posição pré definida, que pode ser o ponto de origem (não necessáriamente só ele)...
Pode ser usado como você descreveu...
Mas para isso ser automático tenho que criar essa rotina no pós processador que irei usar?
Sim, seja lá qual das opções que pretende usar - G0 ou G28...
Alguns pós processadores já estão pré ajustados para criar comandos em G0.
No mais, eu gostaria que quando eu movimentasse a minha máquina através do "jog" (teclado), esse movimento fosse representado filmente na área de trabalho do meu EMC2.
Fielmente como? tem como explicar o que pretende?
E ainda, quando eu acionasse a tecla "home", não só a representação gráfica do spindle (no emc2) voltasse para o inicio do percurso, mas também, fisicamente todo o conjunto (spindle/ferramenta).
Veja, se não me engano o EMC trata as origens dos arquivos como sendo coordenadas de trabalho G54 (não de máquina G53).
Para isso você pode (ou deve) enviar os eixos para a origem do desenho, que é a origem que o operador ajustou no começo do trabalho...
Se não me engano esta característica do botão "home" do EMC é o equivalente ao comando G92, que é o comando de offset do sistema de coordenadas...
Posso estar querendo algo impossível, mas gostaria de ouvir isso de alguem que tenha tentado essa opção mais do que eu.
Creio ser possível alterar a reação do botão (caso este comando "não" esteja programado (hardcoded))mas nunca tentei fazer.
Acho mais fácil me adaptar ao
modus operandi do brinquedo