Se este pino é relativo a "direção", deveria ter algo perto de 5V ou 0V, dependendo do estado.
Se este pino é usado para "passo", o multimetro só mostra uma média de tensão, já que a onda gerada é quadrada e o multimetro não coinsegue medir corretamente.
A medição foi feita nos pinos 3, 5 e 7, pinos de direção. Por isso fiquei sismado com esse 3,5 volts ao invés de 5 volts.
No pino 1 que é de ENABLE dá 5 volts normalmente.
Mas a novidade é que hoje eu já estava prestes a desistir da CPU e tive uma última idéia: Instalar o mach 3 para testar.
Depois de instalado e configurado (mach), medi as tensões nos pinos de direção e estava dando 4,0 volts (continuo encafifado - porque não 5 volts?). Mesmo assim liguei novamente na máquina e quando comecei o teste ocorreu o mesmo problema (só ia para um lado). Foi aí que, não me lembro porque, desliguei os SMILES e liguei novamente e EUREKA ! Eles ressucitaram ! Andavam para os dois lados !
Então fechei o MACH, saí do ruindows, voltei a carregar o EMC e fucionou corretamente.
Porém, sempre que eu estou configurando os eixos no Step Config Wizard (agora de volta ao EMC) e faço alguma alteração nos valores e depois clico no "
Test this axis" , tenho que desligar e ligar novamente os drivers (eles estão numa régua de tomadas separada) para voltarem a andar novamente para os dois lados.
Porque no turbocnc não acontece isto ? Seria alguma configuração a ser feita no EMC e no MACH parecida com a opção de "reiniciar porta" do turbocnc ?