Se bem entendo (posso estar enganado) mas a configuração para os Drivers é feita por TREM DE PULSO, ou seja, os drivers são responsáveis pelo tipo de energização das bobinas EM FUNÇÃO do trem de pulso que recebem.
Vc está equivocado, o trem de pulsos comanda a cadência dos passos, nada tem a ver com configuração do driver.
O modo como os enrolamentos são energizados é via de regra configurado pelo nível lógico de algum(ns) pinos do driver, em alguns caos por outros meios, como via comunicação serial.
São eles que energizam uma ou duas bobinas simultâneamente, aliás, isso nem é muito "verdade" pois dependendo do tipo de bobinamento dos motores de passos, diversas bobinas são energizadas simultâneamente, apenas em caráter "instrutivo" se diz que uma bobina é energizada de cada vez.
Não apenas em caráter didático, mas há um modo conhecido como
wave drive onde apenas um enrolamento é energizado a cada momento.
Certos motores nem funcionam direito quando setados para trabalhar com passo cheio, que é de longe o melhor método QUANDO se quer menos consumo de corrente e não precisamos de muita precisão, especialmente se usamos fusos de esferas recirculantes com passo pequeno.
Não sei de onde vc tirou tudo isto, mas tá incorreto. O modo passo cheio padrão, duas fases sempre energizadas é o de maior consumo. A precisão não é afetada, ao contrário, o modo padrão é o que garante maior exatidão no posicionamento. Fusos de esferas recirculantes, mormente os de passo curto, são os que propiciam a utilização de passo cheio, em virtude da elevada resolução.
O grande incoveniente da operação em passo cheio é a propensão a excitar ressonâncias no sistema e secundariamente a menor resolução, quando isto importa.
O uso de meio-passo consome mais energia e o motor fica MUITO mais quente se tiver um "tempo morto" muito grande entre uma peça e outra, já que suas bobinas ficam energizadas mesmo sem o movimento do eixo (é oque faz com que estes sistemas de denominem com torque zero).
Incorreto. Dependendo do ponto da sequência em que o motor pare, pode haver uma ou duas fases energizadas, obviamente o consumo no segundo caso é a metade do primeiro. Na pior das hipóteses o consumo será o mesmo do modo passo cheio.
A referência a torque zero é um absurdo, mesmo com os enrolamentos completamente desenergizados ainda há o
holding torque. Ademais o torque é máximo com o motor parado, aliás é este o torque nominal que aparece nas especificações.
Claro que certos drivers aceitam entradas step/dir e Phase/dir, neste caso Phase/dir (Turbocnec) a conversa é outra.... certo?
Errado. Step-dir e phase drive são maneiras de informar / obter a sequência de passos, isto nada tem a ver com outras questões aqui tratadas, como torque, consumo, etc