Boa noite pessoal.
Peça a ajuda de todos pois já estou ficando meio loko aqui!!!
Já li muito sobre o EMC, já fiz 1 milhao de teste e ainda nao consegui chegar em uma conclusão lógica ou descobrir a causa do problema.
Li tudo sobre perde de passo, configuraçao, latencia, etc....
O problema é o seguinte:
Tenho um programa aqui de uma peça que eu faço em serie, essa peça é feita no 4 eixo. Ela usina na parte superior e 90 graus de cada lado (A0 ; A90 e A-90). A peça a ser usinada está presa em um dispositivo, e fica bem no centro.
A excentricidade do dispositivo no 4 eixo está em 0.03mm, oque nao justifica oque está acontecendo.
O programinha tem umas 31mil linhas, que fiz no powermil, na verdade tem varios programas juntos num só, pois sao com a mesma ferramenta (desbaste com sobre metal, acabamento, etc).
Depois que acaba o programa percebo que a maquina se deslocou 0.5mm (as vezes mais, as vezes menos) em Y, sempre no mesmo sentido!!!
Isso acontece na maioria dos programas, as vezes rodo o mesmo programa duas vezes, e percebi que nao acontece sempre, as vezes nem acontece!!!! as vezes acontece 2 vezes seguidas, as vezes nem acontece!!!!
Inicialmente achei que era folga no fuso, mancais, rolamentos, etc.... Está tudo zeradinho, teste de repetibilidade em jog com diferença de 0.01mm. E oque comprava que nao é folga pois em uma interpolaçao de um furo por exemplo sai com a medida fechadinha, posso fazer 10 interpolaçoes seguidas e bate todas zero zero!!!!
Já testei tb rodar o programa em varias velocidades, config. de EMC diferentes, avanços diferentes, aceleraçoes diferentes, deslocamentos em G0 diferentes..... etc etc etc etc.....
Nao sei mais oque pensar. Se alguem puder ajudar fico devendo uma cerveja...kkkk
Abraços