Quando terminei a minha criatura, efetuei vários e vários testes pra verificar o limite da maquina. Ocasionalmente, ocorria que o pórtico perdia força e era necessário desligar e religar a maquina par retornar ao normal. Estava perdendo serviços e danificando a maquina. Depois de tanta pesquisa observei que o problema não ocorria se deixava a correia entre os eixos dos motores do pórtico bem fluxa. (vide foto). O que estava ocorrendo? Descobri o problema quando fiz a engenhoca. (vide vídeo no tópico “torque de motor de passo”). Coloquei na engenhoca dois motores praticamente em paralelo. São motores de dois eixos, assim pude acopla-los através de juntos elásticos. Acionados por pulsos de step em serie aos dois acopladores óticos, dos dois drivers que assim, estavam atuando simultaneamente. De vez em quando ocorria que perdiam torque, testando o torque estático (rodando a mão o conjunto de eixos) parecia que estavam desligados. Ai, era suficiente desligar e religar novamente os drivers para tudo retornar ao normal, aonde era quase impossível rodar a mão o eixo do conjunto. Também para retornar ao normal podia-se aflouxar momentaneamente o parafuso que une os dois eixos. Era quase impercebível, mas o eixo rodava menos de meio passo, retornando sincronizado com o outro. Garanto que os parafusos estavam bem apertados e os eixos não deslizaram entre-si. Mas então, porque isto esta ocorrendo? Pensei, claro, os drivers possuem processadores e os clock devem ser um pouco diferentes. Assim montei um circuito com um cristal de 20 MHZ para os dois drivers receber um único clock. Negativo, mesma coisa. O problema ocorria especialmente quando acionava os motores com aceleração demasiada. Então, será que a malha de corrente de cada drive atua individualmente e ela responsável por este problema? Não desliguei a malha de corrente para evitar queimar os C.I. Fiz um teste pouco comum, liguei os dois motores com as bobinas em serie. Os seja, a bobina “A” do primeiro motor em serie a bobina “A” do segundo motor, e as bobinas “B” com a “B” (liguei em serie porque a resistência de cada bobina é de 0,6 ohms). Tive assim uma ligação de quatros fios que liguei a um único driver. Maravilha funcionou sem nenhum problema, sem perder mais torque. Claro que o torque caiu um pouco, mas não tanto. Não posso dizer que a malha de corrente é a responsável, mas pude ver que dois motores de passo “acoplado rigidamente”, devem ser tratados com alguns cuidados a mais. Embora a minha criatura esteja com problemas de diferencias das roscas dos fusos, as diferencias são muitas pequenas e aceitáveis, especialmente se trabalhar em uma pequena área da mesa, faço coisas muito lindas com elas. Desculpem o portoliano, depois de 20 anos ainda estou sofrendo com a língua.
Grato Alberto