Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Estruturas em Geral => Tópico iniciado por: joaobru em 15 de Agosto de 2009, 02:39
-
Boa noite.
Obs - Sou novo no assunto
Pretendo construir uma router cnc e necessito algumas dicas.
A máquina q pretendo construir é para usinagem de isopor com maior densidade, MDF, madeiras e metais.
As dimensões serão aproximadamente 3,00 mts x 1.50 mts x 1,00 mts.
Qto a estrutura da máquina não tenho dúvidas de como faze la.
A minha dúvida esta mais no eixo Z q tera a torre com mais de 1,00 mt.
Pergunto a vcs se existe uma proporção dos diversos eixos e se o eixo Z com um metro ou mais terá problemas.
O problema q me refiro não é em relação a estrutura da torre e sim saber se os motores e software poderão comandar o mesmo.
Obrigado
-
Pergunto a vcs se existe uma proporção dos diversos eixos e se o eixo Z com um metro ou mais terá problemas.
O problema q me refiro não é em relação a estrutura da torre e sim saber se os motores e software poderão comandar o mesmo.
Obrigado
Olá João;
Seja bem vindo e boa sorte com a sua máquina.
Não há nenhuma limitação de software, nem existe proporção entre os eixos; o eixo Z poderá ter o curso que a estrutura permitir. Sobre os motores também não há limitação de comando relativo ao curso, mas tem limitação de torque e rotação e devem ser escolhidos conforme a necessidade do caso; o driver de comando deve ser compatível com os motores.
O que a máquina vai poder usinar dependerá da sua estrutura e transmissões.
Sugiro que vc leia o fórum, pesquise os projetos dos colegas e encontre algo similar ao que pretenda fazer.
Abraços...
-
Olá João, fiquei curioso a respeito da profundidade que vc pretende usinar nesse deslocamento de 1 metro em z, pois, nesse caso, precisaria de uma fresa extremamente longa.
Abraço
João
-
ola a todos sou novo por aqui mais com muita experiencia em estruturas pois trabalho com iso ja a 10 anos.
Beo poderia nos dar mais informações sobre sua maquina, como por exemplo, se ela vai tarbalhar com fio quente, ja que disse que pretende cortar isopor, pois não sei se uma fresa seria o mais indicado para isopor.
Abraços.
-
Olá Flavio,
Na minha forma de ver máquina de corte à fio e máquina de usinagem com fresa são máquinas completamente diferentes.
Nem diria que uma complementa a outra porque os cortes dependem de diversos fatores como tipo de material, dureza, 'formato das peças a serem cortadas, etc...
Não há uma fórmula que resolva a sua necessidade exclusivamente ou especificamente.
Acho que o melhor a fazer é começar pelo que vai cortar e pelo tamanho desse trabalho.
O resto é diretamente dependente dessas determinações.
-
pra corte de isopor vc precisa de duas torres x/y separadas 4 motores de passo de 5kgfcm ou 6, existe muitos tipos de montagem deste tipo de maquina inclusive em MDF , aluminio , o que manda é a imaginação a montagem em sí é barata podendo usar fusos de metro porcas normais e bolar um jeito de montar em uma cantoneira em u quadrada etc, creio que na net tenha bastante material a respeito e desenhos tambem.
-
Caro Joãobru,
Estou em processo de desenvolvimento de uma máquina similar a sua e acredito que você deva seguir alguns princípios. A eletrônica deverá se adaptar ao conjunto mecânico e não o contrário, somente conhecendo toda a cinemática da sua máquina você poderá deliberar a respeito do equipamento necessário para controlá-la. A primeira questão a ser respondida, ao meu ver, é o escopo da máquina que você deseja construir. Defini-lo como isopor, mdf, madeiras e metais deixa a aplicação muito ampla e por conseqüência você deverá dimensionar tanto a estrutura quanto o restante para o caso mais crítico, os metais (mesmo assim com grande diferenças entre os tipos de mateis: alumínio, cobre, aços..). Desta forma você terá estruturas robustas e uma eletrônica de maior potência e conseqüentemente mais custo. Como exemplo, a máquina que estou desenvolvendo é apenas para usinagem de isopor e usinagem leve de mdf, e sendo assim fica claro que materiais mais resistentes ficam fora do campo de atuação dela.
Como ponto primordial para iniciar o projeto mecânico, indico a necessidade da definição da potencia e rotação do eixo árvore alem dos cursos úteis estimados dos eixos. Lembre-se que na determinação das características do eixo árvore, o diâmetro máximo estimado da ferramenta, profundidade de corte e principalmente a tenção de ruptura do material mais crítico a ser trabalhado são dados importantes. Com relação ao eixo Z (eixo árvore) você deverá ter cuidado com a proporção entre as medidas do corpo do eixo e a alocação de seu sistema de guia já que você pretende um curso grande em balanço. Outro detalhe importante em relação ao eixo Z a distância mínima entre a nariz do eixo e a mesa o que, bem dimensionado, o ajudará a otimizar o curso do eixo (lembre-se, se você tem um eixo com 1000mm de curso útil e uma ferramenta com 400mm de balanço, você automaticamente limita a altura a ser usinada em algo próximo a 600mm, sem descontar o curso necessário para os movimentos rápidos e planos de segurança).
Estas são minhas observação a respeito, mas me coloco ao dispôs para ajudá-lo, além de pedir ajuda aos Membros do “guia” para ratificar ou retificar estas informações ok!
Abraços a todos,
Oldemar