Eita que o Jorge anda nervoso . . . não se estresse por favor . . . hehehe!
Jorge,
Falava-se de maximizar o aproveitamento da área de trabalho ( uma coisa) . . . você falou em cg ( outra coisa). Aqui poderia fazer minhas as suas palavras, ou ironia
!
Não há contradição conceitual aqui em área de trabalho ser ou não área trabalhável, entendo bem o conceito. A discussão relevante sobre o assunto, que pensei ao menos que seria relevante, é a de projetar e construir uma máquina ocupando uma área qualquer e conseguir que esta máquina trabalhe um material de mesma área ( ideal).
Contradição em minha opinião, aqui para nosso caso é construir uma máquina com uma mesa de trabalho e não aproveitar toda a área desta mesa.
Aqui Jorge diante da sua incredulidade, lembrei da frase de rodapé de alguém " sem saber que era impossível, alguém fez" . . . talvez algo a ver com a idade!
Sinal de alerta a todos nós!
Quanto a solução da máquina do Gilii, ser solução da máquina do Gilii . . . cujo projeto em que o Gilii está trabalhando que não é do Gilii . . . Blá, blá, blá . . .
Solução! É solução; e como tal deve ser conhecida. Se aproveitada ou não, mais uma vez, aqui é outra conversa.
Um colega aqui do fórum, já havia comentado sobre uma idéia nesse mesmo sentido, a idéia se originalmente dele ou não, era a de construir um pórtico móvel com com o spindle em uma estrutura telescópica. Espero que tenha prosperado, e não se rendido a críticas.
E Jorge lamento sinceramente pela sua insônia. Isto sim merece solução urgente!