O desenho do perfil do suporte lateral do pórtico não é meramente estético.
Pelo desenho que eu postei abaixo, há dois pontos, A e B. O ponto A é a extremidade da ferramenta, o ponto B é o ponto médio entre os guias do pórtico, que apoiam o pórtico e permitem o movimento sobre os guias.
Pois bem, a ponta da ferramente (o ponto A), ao tocar a peça, transmite uma força de reação (F) que tende a empurrar o Spindle para cima, essa força atuando no braço de alavanca A-B, gera um momento que tende a fletir a estrutura e forçar o guia de modo a girar o mesmo em relação ao ponto B.
No outro desenho, onde A e B estão alinhados na vertical, tal momento não existe se estiverem corretamente alinhados. Nesse alinhamento, são necessárias outras considerações, tais como, posicionar o centro de gravidade do pórtico sobre os guias, nesse alinhamento, A e B não ficam exatamente na vertical, esse alinhamento deve ser calculado.
Concluindo, alguém (um ou mais pessoas) pode(m) até ignorar esse fato e fazer um desenho artístico do pórtico, mas sua função deveria ser de, principalmente, alinhar corretamente os esforços de usinagem, tornando a máquina mais rígida e com movimentação mais suave, sem forçar os guias (todos eles) e sem vibrações. Além do pórtico, há vários outros detalhes estruturais de uma máquina CNC que são importantes. É o que dá desenhar máquinas sem conhecer (de fato) engenharias (mecânica, elétrica, ...), física, ...