Olá a todos,
tenho um par de questões, sobre as quais pedia a vossa opinião, relacionadas com o posicionamento das guias lineares nos eixos Y e Z. Julgo serem questões relativamente básicas mas que vão definir o avanço do projecto, e nada melhor que saber a opinião de quem já passou pelo mesmo processo. São as seguintes:
1- No eixo Y, ou seja, no pórtico propriamente dito, qual será o melhor posicionamento par as guias lineares? Ambas na vertical como é mais usual, ou uma na vertical (frente do portico) e outra na horizontal (topo do portico). Adiciono umas imagens básicas para ilustrar o que quero dizer. Parece-me que a opção B permitirá uma maior rigidez em todas as direcções, embora por outro lado deva ser exponencialmente mais dificil alinhar tudo correctamente, principalmente o paralelismo da coisa. A opção A será mais facil de executar, e claro, pode ser sempre reforçado atras. A questão será mesmo a eficácia das guias em ambos os casos.
2- No eixo Z, a dúvida é entre a fixação das guias lineares na parte fixa do conjunto Z, como é mais habitual verificar, sendo que a placa Z mexe-se juntamente com os carros das guias, ou em alternativa, mater os carros fixos, sendo que as guias ficarão na placa móvel. Esta ultima opção parece oferecer mais rigidez, sendo que as próprias guias funcionariam como reforços à placa Z, mas em contrapartida a placa seria maior e mais pesada, e as guias ficariam mais baixas e expostas ao pó. Mais uma vez adicionei imagens explicativas.
Agradeço os vossos comentários, e as vossas sugestões.
Rui