Autor Tópico: um ou dois fusos no eixo x  (Lida 6968 vezes)

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Offline eletronal

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Re:um ou dois fusos no eixo x
« Resposta #15 Online: 25 de Abril de 2012, 13:12 »
André, Eu não conheço nada eletronico que possa fazer o que vocé está querendo, talvez algem do forum sabe, (os motores de passo trabalham em malha aberta, o drive não verifica se a rotação está coerente com os pulsos que está enviando). Se colocar como eu fiz na minha maquina uma correia que acopla os dois eixo dos motores, quando um dele tentar parar, o outro carrega ele, "ou os dois acabam travando", (esta correias não podem estar muito esticada). Ma come já disse em outras messagem, os problema de usar dois eixos são outros. Da uma olhada dos problemas que incontrei com a minha maquina. Se futuramente, quisesse fabricar uma outra maquina com dois eixos e dois fusos, e que pretenderia muita precisão, irei usar cremalheiras, motor em CC com encoder.
Grato Alberto

Offline André Trigo

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Re:um ou dois fusos no eixo x
« Resposta #16 Online: 25 de Abril de 2012, 14:09 »
Eu já tinha visto o sistema que você utilizou... simples e eficiente, ideal para máquinas pequenas...

Eu até pensei em usar esse método, mas no meu caso, é mais complicado pois os fusos ficarão afastados 2640mm um do outro e para dificultar mais um pouco, eu vou acionar as castanhas (castanhas rotativas) ao invés dos fusos...

Mas obrigado pela sua atenção...

Quem sabe alguém não aparece com uma luz!

Offline F.Gilii

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Re:um ou dois fusos no eixo x
« Resposta #17 Online: 25 de Abril de 2012, 14:14 »
Alberto,

Eu dei uma lida nas suas colocações e tenho dúvidas se eu entendí corretamente...

Voce comenta que teve (ou tem) perda de passos devido à uma falta de sincronismo entre os motores devido ao acionamento das fases de forma independente, é isso?

Qual será a distancia entre eixos do pórtico? (estou supondo que está levando o pórtico com 2 motores)
Pergunto porque gostaria de saber o que acontece e como voce avaliou que estas diferenças são assim tão gritantes a ponto de interferir na movimentação da máquina.

Offline eletronal

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Re:um ou dois fusos no eixo x
« Resposta #18 Online: 25 de Abril de 2012, 15:21 »
Olá mestre Gilii, È sempre bom ter seus comentarios sobre os assuntos do site, sabendo que estou vindo de pessoa de grande experiencia.

Offline sergio luiz

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Re:um ou dois fusos no eixo x
« Resposta #19 Online: 25 de Abril de 2012, 19:02 »
Enfim, seria o caso de colocar uma manopla em cada fuso ou não? E sobre o RPM dos fusos, queria colocar polias sincronizadas para reduzir a velocidade e o torque do motor, qual seria a redução adequada? Qual é a rotação de um motor de passo de 15 (quinze) KG? Obrigado

Offline eletronal

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Re:um ou dois fusos no eixo x
« Resposta #20 Online: 25 de Abril de 2012, 21:22 »
Quando terminei a minha criatura, efetuei vários e vários testes pra verificar o limite da maquina. Ocasionalmente, ocorria que o pórtico perdia força e era necessário desligar e religar a maquina par retornar ao normal. Estava perdendo serviços e danificando a maquina. Depois de tanta pesquisa observei que o problema não ocorria se deixava a correia entre os eixos dos motores do pórtico bem fluxa. (vide foto). O que estava ocorrendo? Descobri o problema quando fiz a engenhoca. (vide vídeo no tópico “torque de motor de passo”). Coloquei na engenhoca dois motores praticamente em paralelo. São motores de dois eixos, assim pude acopla-los através de juntos elásticos. Acionados por pulsos de step em serie aos dois acopladores óticos, dos dois drivers que assim, estavam atuando simultaneamente.  De vez em quando ocorria que perdiam torque, testando o torque estático (rodando a mão o conjunto de eixos) parecia que estavam desligados. Ai, era suficiente desligar e religar novamente os drivers para tudo retornar ao normal, aonde era quase impossível rodar a mão o eixo do conjunto. Também para retornar ao normal podia-se aflouxar momentaneamente o parafuso que une os dois eixos. Era quase impercebível, mas o eixo rodava menos de meio passo, retornando sincronizado com o outro. Garanto que os parafusos estavam bem apertados e os eixos não deslizaram entre-si. Mas então, porque isto esta ocorrendo? Pensei, claro, os drivers possuem processadores e os clock devem ser um pouco diferentes. Assim montei um circuito com um cristal de 20 MHZ para os dois drivers receber um único clock. Negativo, mesma coisa. O problema ocorria especialmente quando acionava os motores com aceleração demasiada. Então, será que a malha de corrente de cada drive atua individualmente e ela responsável por este problema? Não desliguei a malha de corrente para evitar queimar os C.I. Fiz um teste pouco comum, liguei os dois motores com as bobinas em serie. Os seja, a bobina “A” do primeiro motor em serie a bobina “A” do segundo motor, e as bobinas “B” com a “B” (liguei em serie porque a resistência de cada bobina é de 0,6 ohms). Tive assim uma ligação de quatros fios que liguei a um único driver. Maravilha funcionou sem nenhum problema, sem perder mais torque.  Claro que o torque caiu um pouco, mas não tanto.  Não posso dizer que a malha de corrente é a responsável, mas pude ver que dois motores de passo “acoplado rigidamente”, devem ser tratados com alguns cuidados a mais. Embora a minha criatura esteja com problemas de diferencias das roscas dos fusos, as diferencias são muitas pequenas e aceitáveis, especialmente se trabalhar em uma pequena área da mesa, faço coisas muito lindas com elas. Desculpem o portoliano, depois de 20 anos ainda estou sofrendo com a língua.
Grato Alberto


Offline Casarini

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Re:um ou dois fusos no eixo x
« Resposta #21 Online: 25 de Abril de 2012, 21:48 »
Boa noite Alberto, se possível, poste algumas fotos da construção da sua CNC.

SDS.: Casarini.

Offline eletronal

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Re:um ou dois fusos no eixo x
« Resposta #22 Online: 26 de Abril de 2012, 07:59 »
Olá Sergio Luiz, Colocar uma manopla com índice em cada eixo é cosa muito simples, a posição dos índices irá ajudar, a saber, se tive deslocamento entre os dois motores. Em relação à redução com polia do motor vai depender muito de como preferir a tua maquina. Velocidade ou torque. Sabendo que aumentando a redução vai aumentar o torque e diminuir a velocidade, vai escolher o melhor compromisso entre as duas variáveis. Procura o data sheet do teu motor para saber qual a máx. rotação e torque. Os motores de passo do mesmo torque como per ex. 15 kg são um pouco semelhantes, mesmo que não seja o mesmo código, pode orientar a ter uma Idea. Confere o peso do teu motor com os demais que se está comparando.

Olá Casarini, Vou sim tiro alguma foto e publico no fórum.

Para reforçar o descritivo do comentário anterior queria dizer que a maioria dos driver usam circuitos integrados como, por exemplo: L297/ L298 ou L6201/L6506 ou TB6560, que controlam as sequencias de excitação das bobinas dos motores. Normalmente as correntes dos motores são medidas por intermédio de resistências colocadas nas extremidades de cada bobina, e as tensões em cima destas resistências são proporcionais as correntes. Estes sinais de correntes retornam nos circuitos integrados para controlar as correntes, evitando danos e queimas. Quando a corrente excede o valor preestabelecido os circuitos (logica de controle) alteram as sequencias dos pulsos, para manter a corrente dentro dos parâmetros prefixados. Isto ocorre individualmente por cada drive sem sincronia. Inclusive estes C.I. possuem oscilador próprio para o seu funcionamento. Moral da historia: evitar colocar dois motores acoplados rigidamente entre-si. No caso de tracionar o pórtico com dois motores é bom deixar livre o acoplamento entre os dois fusos, ou no máximo, um acoplamento fluxo para evitar energizar a maquina com o pórtico torcido. Claro que isto vale para os motores de passo. No caso de usar servo motor os problemas são outros.
Grato Alberto

 

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