Ola,
A GX-USB esta desenhada para ser uma placa flexível. Isto quer dizer que modificando o firmware do Micro controlador, e o desenho do FPGA, se poderão criar vários tipos de soluções. Com PC, sem PC, etc.
A capacidade de processamento da placa e bem grande, e justamente por ter um FPGA você consegue mover partes do código que ejecutariao lento no microprocessador para o FPGA onde velocidade já não e um tema.
A Idea de colocar um LCD e boa, permitira como o Fabio dize ter uma automação sem PC. Isto não quer dizer que os que estão utilizando PC já não devem utilizados, somente e uma opção.
A vantagem do USB e que permite você utiliza um notebook, o ate um pequeno netbook.
Como mostrado pelos links do Jost, a vários interpretadores de G-Code feito para micro controladores, a maioria não e um interpretador completo. Eu recodifiquei a versão do NIST que e a base do Mach3 e do EMC2. E um software feito pelo instituto de padrões do governo americano, e como tudo feito pelo governo americano tem de ser de domínio publico (sem copyright). O interpretador e muito completo comparado com as mencionadas.
Sem neste tipo de fórum existem os que vêm o copo como meio cheio e aqueles que vem o copo como meio vazio. Eu prefiro a visão do engenheiro: o copo e grande de mais!!!
Abraços,
Alfredo