Lá vamos nós, será que o copo esta meio cheio o meio vazio?
Do meu ponto de vista
seu copo me parece meio vazio
Utilizar fontes de outro está muito bem, quando não se esta criando um produto comercial (fabricado em massa). Mas no caso de um produto comercial as empresas não querem arriscar-se com perder o direito de propriedade intelectual, ou ter que pagar royalty pelo uso de um software que não é de sua autoría.
Vamos nos manter no contexto ? Pagar royalties por algo que é open source ? Pq era disto que falávamos, não ?
O conceito de propriedade, intelectual ou não, é algo que vem sofrendo mudanças bastante significativas nos últimos anos. Cresce a percepção entre os que tem olhos de ver que vc não possui o que não pode defender ...
A forma correta é comprar uma licença para as fontes que estão sendo incorporadas ao seu produto.
Há mais de uma maneira de esfolar um gato e não necessariamente uma delas é a a mais correta, não é mesmo ? Nem sempre é necessário comprar fontes, não é mesmo ?
Entendo que no Brasil as pessoas não respeitam muito a propiedade intelectual, mas eu sim e valorizo ter o domínio tecnológico do que fabrico.
Bem, dentre meus conhecidos todos preocupam-se bastante com estas questões ... e todos querem dominar o mais amplamente possível a tecnologia com que estão envolvidos ... até que ponto isto é possível é bastante discutível, não ?
Estou de acordo que você chega mais rápido utilizando o software de outros indevidamente,
E quem está falando em usar software de outro
indevidamente ? Acho que não estamos falando da mesma coisa ...
mas prefiro ter um produto que eu domino, integrado em sua funcionalidade e não uma conglomeração de software de qualidade não comprovada.
E o que oferece melhor comprovação de qualidade que open source, algo com as entranhas expostas ao sol, pra quem quiser olhar ? As caixas pretas vendidas a peso de ouro, aquelas que nínguém sabe que surpresas podem trazer e que nínguém pode reparar ?
Veja o caso do software para interface QT, ela vem com a licencia LPL, que permite você utilizar ela em software comercial em forma de biblioteca, mas assim mesmo eles oferecem uma licença comercial para as empresas ou organizações que querem proteger sua propriedade intelectual.
Este é um caso particular de uma licença em particular ... paga-se pela utilização comercial e não há nada de errado com isto ... mas é open source de qualquer modo, não uma caixa preta ...
No meu caso, se eu divulgar a modificação do EMC para utilizar uma controladora USB, não exponho o funcionamento interno da minha placa, mas sim facilita outra empresa de fazer uma melhora a sua placa atual a meus custos!! As placas não tem que ser idênticas para isso.
Pra lá de duvidoso, mas mesmo que seja verdade, pq vc não se preocupa com o que pode ganhar com isto ?
Mas como eu disse a principio depende do tamanho do copo! Eu prefiro um copo que se ajusta a minha exigência de qualidade e domínio tecnológico nos produtos que fabrico. Dominar a fundo a tecnologia é o que me permite fabricar um produto como este, demora, cansa, mas é meu! Afinal meu negocio é saber fazer as coisas e não saber juntar pedaços.
Claro, é seu, vc faz o que quiser. Tá claro tb que vc pode ser muito bom pra fazer coisas, mas não tá tão claro que tenha as mesmas habilidades para comercializá-las ... pra que fazer algo, manifestar interesse comercial e não empreender ações que aumentem o público alvo ?
Alegro-me que para você que e tão competente que tudo, é tão fácil fazer.
Alfredo, não gostei disto, não é um comentário ou um contra argumento, mas um ataque pessoal que extrapola os limites desta discussão e vc sequer me conhece.
Para seu governo:
Eu não me pretendo competente em tudo, na verdade reconheço que sou pouco competente em tudo o que faço e por isto mesmo, cuidadoso com o que digo e faço.
Embora não tenha dito em momento algum que nada do que discutimos aqui seja fácil, tb não vejo nenhum obstáculo muito difícil a superar, exceto, talvez, seus preconceitos e sua incapacidade de respeitar e avaliar opiniões divergentes da sua.
Gostaria de ver o que você tem produzido. E fácil falar meu caro.
Estou á sua disposição meu caro. Eu tb gostaria de ver o que tem produzido ...
Pois é, falar é fácil para quem não pensa antes de falar ... a mim custa certo esforço pq penso um pouquinho antes de deitar falação ...
Até aqui manifestei-me como usuário regular do fórum, falo agora como moderador:Evite a todo custo manifestações agressivas e ofensivas, sustente sua argumentação objetiva e racionalmente, ataques pessoais não são tolerados neste fórum.
Esforçamo-nos todos pela manutenção de um ambiente agradável e cordial, intelectualmente produtivo, sua contribuição é mais que bem-vinda, é esperada.