Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Ferramentas em Geral => Tópico iniciado por: Júlio em 06 de Maio de 2014, 23:08
-
Pessoal, esses dias eu vi um vídeo onde um cidadão torneava um cilindro de pequeno comprimento. Como não era possível "morder" o cilindro pelas castanhas, devido à sua pequena dimensão, ele utilizou uma "pinça", que nada mais era que uma ferramenta que prendia o pequeno cilindro em sua ponta e, como a ferramenta tinha comprimento relativamente grande, com essa pinça dava para usinar o cilindro.
Como sou um iniciante na área, tenho um pequeno torno de bancada, gostaria de saber se essa ferramenta abaixo serve para esse mesmo propósito, ou seja, prender peças de pequeno tamanho para poder usiná-la no torno.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549429216-pinca-er-16-_JM#D (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549429216-pinca-er-16-_JM#D)[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:2]
No vídeo abaixo, o cara usa uma pinça que não sei se é a mesma coisa. Quem quiser ver, vá para o tempo de 18 minutos:
https://www.youtube.com/watch?v=3bGvgDHqlSw (https://www.youtube.com/watch?v=3bGvgDHqlSw)
-
Júlio, a pinça ER16 serve para fixar objetos EXTERNAMENTE, eu mesmo uso essas pinças no torno e na fresadora.
Na fresadora servem para prender as fresas, é óbivo... Mas no torno, servem justamente para prender objetos relativamente pequenos, e com uma precisão MUITO maior que a placa de 3 castanhas (tive o cuidado de escolher torno e fresadora com a mesma medida de cone Morse, assim qualquer acessório de um serve no outro... hehehe....).
Com essas pinças montadas no torno consegui, por exemplo, usinar pinos com 1.4mm de diâmetro e 7mm de comprimento... :o :o :o.
No vídeo, o que ele chama de pinça (ao que parece, artesanal) é na verdade um mandril expansível, que prende a peça INTERNAMENTE.
-
Nobre amigo.
acredito que vc até possa usar esta pinça em outras maquinas ou acessorios, mas elas são pinças fabricadas para serem colocadas nas PORCAS PORTA PINÇA, que são utilizadas em motores SPINDLES que se usa nas CNCs ou ROUTER
temos varios tamanhos,
esta da foto é ER16, mas temos ER17, ER20 e assim por diante.
esta fenda que envolve a ponta fica presa na porca para que quando retiramos ela do eixo, a pinça não fique presa dentro do eixo
Eu tenho um motor com esta mesma pinça
veja as fotos das pinças e a porca
abraço
ricardo
-
Julio,
Também tenho um torno, faço pequenas peças para mim mesmo, tenho pouca pratica de tornear, mas mesmo assim vou arriscar a te dar uma dica.
Essa pinça do mercado é possível usar na placa do torno desde que você compre também o eixo com a porca (mandril porta pinça), mas não serve se tiver que agarrar a peça por dentro, não sei se tem para venda, mas esse mandril a própria pessoa faz, é simples, o difícil é explicar, fiz um desenho e com a ajuda das fotos de uma pinça que eu mesmo executei, acho que vai dar para entender.
Abs,
Carlos.
-
Continuação das fotos.
-
Julio,
Como você é iniciante na área de tornearia, deverá, já ter como conhecimento, que nessa área vamos sempre que encontrar obstáculos para confeccionar determinada peças.
Daí, temos que "improvisar" ferramentas necessárias para resolver os problemas.
No caso do vídeo do pistão, a peça "poderia" ter sido dispensada, fazendo o cabeçote mais comprido e cortado no final. Porém, fazendo assim, ao cortar o pintão no tamanho adequado, as castanhas poderiam marcar a parte externa do pistão e danificá-lo, por isso ele preferiu fazer (no próprio torno) essa pinça, que até para um iniciante será fácil fazer.
Quanto a pinça do mercado livre, esqueça, pois terá muito mais trabalho para adaptação que fazer uma igual ao do vídeo.
Abs.
Edson
-
Nobre amigos Claudio Fernandes, José Ricardo, Maquete e Edson, gratíssimo pelas explicações. Cada post é um aprendizado.
Claudiofernandes, como seria essa pinça que vc usa no torno e na qual vc consegue tornear eixos de pequeno diâmetro? Fiquei curioso. Vc poderia me dar as especificações dela? Tenho um torno BV-20, da Ferrari.
José Ricardo, grato pelas fotos. Agora sim, deu para tirar a dúvida. A minha ideia seria adaptá-la ao meu torno. Vamos ver se vai dar certo.
Maquete, grato pelo envio do seu projeto. Ficou bem legal esse projeto. Vou arriscar fazê-lo também.
Edson, realmente, eu não faria do jeito que o cara do vídeo fez, ou seja, daria uma extenção. Mas, valeu para tirar a dúvida da ferramenta.
Um abraço a todos.
-
Desculpe pela demora, Julio, andei meio enrolado por aqui...
O meu jogo de pinças é semelhabnte a este :
http://images.tcdn.com.br/img/editor/up/352889/BT40ER4024PCS_T1.jpg (http://images.tcdn.com.br/img/editor/up/352889/BT40ER4024PCS_T1.jpg)
Apenas o porta-pinças é diferente, no meu caso, um com Cone Morse número 4 :
http://shdesigns.org/Craftsman-12x36/images/er40-mt3.jpg (http://shdesigns.org/Craftsman-12x36/images/er40-mt3.jpg)
Comprei na Vitor e Buono, onde também comprei o torno e a fresadora.
Tanto o meu torno (FI-610) quanto a fresadora (MMD-45) têm no cabeçote encaixe Morse 4, assim, qualquer acessório que eu compre para a fresadora serve no torno, e vice-versa, como foi o caso do cabeçote de broquear que chegou semana passada... ;D ;D ;D
Eu uso o porta-pinças no lugar da placa do torno, encaixado diretamente no cone da árvore. Fiz uma drawbar sob medida para manter o porta-pinças fixo durante o trabalho, pois a da fresadora era comprida demais...
Nas fotos dos pinos de latão que usinei recentemente usando essas pinças, aparece uma lapiseira 0.5mm para comparação de tamanho. Os pinos têm diâmetro de 1.4mm na parte mais estreita, e 7mm de comprimento total.
-
Tem as pinças modelo C5, que se encaixam dentro do eixo passante do torno e é preso pela placa, é bem facil de usar, basta apertar na saida do outro lado.
(http://img.photobucket.com/albums/v30/jglass/Shop%20Demonstrations/Collet%20Closer/IntheChuck.jpg)
(http://www.micro-machine-shop.com/5C_collet_set.jpg)
PS: Quando for criar tópicos, coloque um titulo mais concreto... ;)
-
Claudio Fernandes, obrigado pela ajuda e pelas fotos. Vou atrás de uma ferramentas dessas para melhorar meus trabalhos.
Cássio, obrigado pela contribuição também. Vou melhorar os tópicos agora.
Um abraço a todos.