Boa noite a todos,
Primeiramente, gostaria de me apresentar. Meu nome é André Rusconi sou engenheiro eletricista e mecânico ferramenteiro por hobby. Tenho uma pequena oficina com os equipamentos básicos e uma furadeira fresadora MR-222 recém adquirida.
Bom, para fazer companhia para minha MR-222 estou à procura de um torno, pelas adanças da internet me deparei com os tornos chineses (tipo BV20, CJ0623, manrods, entre outros), porém, numa loja da minha cidade, o dono me ofereceu um torno de correia Alfred H. Schutte, com aproximadamente 1,5m de barramento, e assim começou minha dúvida.
O preço que estão me pedindo pelo Alfred é R$2500,00. O torno tem bastante sinal de uso (porém, para um torno bem antigo, está em boas condições) não tem desgaste no barramento, tem todas as engrenagens para rosca, castelo de uma ferramenta, uma luneta e contra ponto tipo chapeleta. A placa apresenta um pouco de batimento, não sei se é pelas castanhas ou a placa está ruim mesmo. Não possui caixa norton e uma coisa que reparei também é um espaço dentre o cabeçote fixo do torno e o começo do barramento, não sei se isso é uma cava, porém não tem nada lá para preencher este espaço.
Já os chineses, com barramento entre 300~500mm, por volta dos R$4000~5000, não sei dizer sobre a qualidade, porém, quase tudo hoje vem de lá, então, não sei se posso reclamar muito.
Gostaria da ajuda e opinião dos senhores para tentar me decidir o que faço, se compro o Alfred ou espero, guardo mais dinheiro e compro um desses chinas. O objetivo é que eu pegue um torno para aprender a mexer com ele, porém, gostaria de pegar um que fosse duradouro, isto é, possa fazer boa parte das tarefas sem limitações.
O que vocês acham?