Então, pessoal. Agradeço a participação de todos. A cada post, uma aula. Eu tentei fazer a minha "retífica" sim no pequeno cilindro. O cilindro É PASSANTE (vazado) e, para teste, comprei um pequeno tarugo de bronze com furo no meio. Retifiquei usando a ferramenta de ISO 9, colocando a rotação lá na casa do chapéu e dando com avanço pequeno e pouco desbaste. Não ficou aqueeeeela coisa espelhada, mas ficou bem razoável. Agora, o pistãozinho que eu criei ficou show. Pra começar que hoje eu afiei minha primeira ferramenta. Medi os ângulo usando meus conhecimentos de trigonometria e os ângulos (alfa, beta, gama) tirados de um tabela do SENAI e fui para o front. Nâo é que o negócio é simples! Eu pensei que demorava para afiar, que era super difícil, e minha ferramenta ficou bacaninha. De um lado da ferramenta, fiz uma geometria para desbaste; do outro, fiz uma para acabamento, com a ponta um pouco arredondado. Resultado: o pequeno pistão, feito em alumínio, ficou super espelhado.
Fiquei bem animado com os resultados, a menos da minha mancada, que foi passar da medida do pistãozinho. Eu queria deixar com folga de uns 4 centésimos, mas nas últimas passadas encostei sem querer na manopla do carro e a ferramenta afundou mais que divia. Aí já era! O bicho entrou frouxo no cilindro, mas deu para ver que se eu caprichasse mais, sairia bacana.
Eu gostaria de saber, já que estou empolgado com isso, se é possível soldar uma ponta de HSS afiado em uma haste de aço para eu fazer o acabamento interno. Estou pensando em afiar um bit pequeno, cortá-lo no policorte e soldar só a pontinha em uma vergalhão de aço para fazer o acabamento interno do pequeno cilindro. Seria possível essa solda? Teria de soldar com eletrodo revestido ou tenho de usar outra solda? Ou não dá para soldar de jeito nenhum?Rapaz. O negócio é bacana de mexer. Perdi até a hora do almoço... Rsss. Que pena, amanhã estou de plantão no trabalho. Só volto a ver o meu torninho na quinta.