Rubens,
Estou desenvolvendo uma eletrônica simples com um PIC16F628, um teclado e um display LCD, que permite digitar (escolher) um ângulo ou escolher um avanço (1 passo ou mais) pré-programado e sempre ao acionar uma tecla esse avanço é repetido. Resolvi partir pra desenvolver por que vai ajudar os amigos e para mim também, essas coisa seria a base para várias aplicações (divisor de torno, de mesa divisora, controlador de eletroerosão, ....). No momento o display já está OK e o teclado já envia comandos, mas ainda estou melhorando a interface (usando interrupção) para eliminar o bouncing do teclado.
Mas, ..... uma coisa mais simples ainda seria um placa de driver de motor de passo (ex.: CNC3AX) e dois botôes, um de direção e o outro de passo. Ao dar um passo, o motor se deslocará 1 grau, assumindo que a redução (ex.: duas polias e uma correia sincronizadora) fará a redução de 400 passo por volta para 360 passos por volta. Nesse caso, o motor avaça de passo em passo e não há indicação (num display) do ângulo.
Na linha de opções simples, pode-se fazer uma eletrônica mais simples ainda que citei anteriormente, um contador (que poderia ser um PIC), um display e dois botôes.
Quanto a idéia de travar a placa na posições, talvez o motor de passo não tenha, e nem precise, ter força para isso. Poderíamos usar algo como um freio eletromecânico que seria acionado a cada parada.
Li uma tese que usava dois motores de passo sincronizados, acoplados a um sistema de coroa e pinhão, podendo mover e travar a placa através de comando. Mas acho o freio mais simples.
Comentários?