... estou pensando em fazer um divisor.
Bão ! Vamos nessa !
Só que o convencional exige do construtor muito mais trabalho em mecanica, usinagem e fresagem.
Imagino que vc imagina um redutor puramente eletrônico, é isto ?
Bão, o mais usual é fazer a redução com rosca sem fim, e o prob aqui são as folgas. Há redutores ajustáveis, alguns até auto-compensadores, mas costumam custar mais que amendoins.
Há tb redutores com correias e polias sincronizadoras, estes sim de construção um tanto mais fácil e bem adequados a muitas aplicações. Pense no popular quarto eixo para fresadoras.
Há tb uma solução ligeiramente mais exótica, um meio caminho entre a robustez dos redutores com sem fim e a simplicidade e baixo custo daqueles com correias, é o redutor de acionamento quase direto com freio.
Este me veio à memória pq venho de atender uma gravadora laser radial de grande porte com placa de 600 mm, barramento de uns 10m, acionada por correia diretamente na periferia da placa (correia lisa neste caso, já que a coisa funfa de maneira semelhante a um torno, gira sempre na mesma direção e em velocidade constante).
Neste tipo de divisor, tira-se proveito do posicionamento quase que puramente eletrônico, sendo a redução proporcionada apenas pela grande diferença entre os diâmetros das polias do motor e da placa e a rigidez ara a manutenção da posição durante a usinagem é proporcionada por um freio magnético.
Já esse modelo do vídeo ...
De que vídeo vc tá falando ?
... solução prática e eficiente para comandar um motor de passos em quiça 360 posiçoes diferentes.
Isto é fácil mas não serviria pra nada, um divisor utilizável exige resolução bem mais elevada ...
Assim, imagino eu que conseguiria qualquer (quase que a maioria) divisão de um circulo. Ou não?
Sim, é perfeitamente possível.