Caro Viumau,
Gil e demais amigos segue um vídeo para deleite de vc´s do lcd trabalhando.
A parte de controle do motor de passo ainda estarei testando para ver se é possível conectarmos a outras controladoras (assim que me sobrar um tempinho), está muito bom o controle de 0,9 graus para meio passo, agora se puder dá uma olhada no programa do pic Gil e veja se dá para diminuir o tempo de resposta dos botões para tirar a sensibilidade e também se da para colocar o nome (passos em vez de passo) assim igualaremos as 1ª e 2ª colunas alinhando os campos dos nomes, no mais tá 'Show", valeu...
Parabéns, gostei do vídeo...
Vou dar uma olhada na sensiblidade, mas pergunto..., voce colocou os capacitores de 100nF em paralelo com as chaves de JOG- e JOG+? Eles servem para melhorar a imunidade a ruídos (o Divisor vai operar perto de máquinas...) e diminuir a sensibilidade das teclas. Voce poderia testar com valores um pouco maiores de capacitor (220nF ou 470nF) e nos dar um retorno?
Como nessa versão de software pensava em incrementar a posição manualmente, passo a passo, inclusive rapidamente.
Conversando com o Rubens sobre as sugestões dos amigos do forum, ele sugeriu um ajuste da quantidade de divisões (como no YouTube), ao invés de ir passo a passo. Vou ver o que dá para fazer.... Mas já estou alterando o software, para também permitir que o fator de redução seja ajustável (nesta versão de SW, está fixo em 9/10). Aí poderemos usar qualquer artifício de redução, através de polias, engrenagens, meio passo, micropasso, ...
Acredito que as reduções mecânicas são melhores, ao invés do micropasso, pois permitem imprimir mais torque na placa, aliviando o motor, permitindo que o motor "trave a placa" mais facilmente, apenas com o torque de retenção do motor.
Acho que a única melhoria no hardware seria colocar um jumper no L297 para ajuste de passo cheio ou meio, ajustando no PIC o fator de redução correspondente.
Sugestões? Lembrando que é uma versão simples ainda. E que brevemente estará em uso e testes em nossas oficinas.
Posteriormente, com os feed-backs, vamos melhorando este brinquedinho...