peço que o façam no tópico de eletronica para este programa...
ok.
Sobre torque e dimensionamento do motor para o divisor. A menos que eu tenha comido alguma bola, as exigências são pequenas.
Tomo como referência o torque necessário para girar uma placa de 6 polegadas e 3 castanhas no meu torno. Como pretendo usar o divisor com placas menores, o momento de inércia da placa de 6" sozinha é bem maior do que da placa menor com uma peça montada. Além disso, o eixo do torno tem rolamentos pré-carregados, aumentando a resistência ao giro, e mais peso pendurado (engrenagem do carretel, polia), aumentando ainda mais o momento de inércia.
Para girar o eixo com esta placa, apoiando um peso inferior a 1 kg a 10cm do centro do eixo ele sai do repouso. 1kg*10 = 10kg*cm de torque necessário. Colocando alguma margem, uns 20kg*cm seria o torque do motor necessário para girar diretamente a placa, sem redução.
(quem for mais chato que ponha um f depois dos kg
)
Mas como temos uma redução,divide-se pelo valor - no menor caso que pretendo, 1:40.
Com isso, precisaria de 20/40 = 0,5kg*cm de torque.
Considerando uma eficiência na transmissão do sem-fim de 0,5 (forçada pra baixo), isso dá 1kg*cm de torque - com muita margem acumulada.
Como não preciso de velocidade alta, posso trabalhar em 200 meios-passos por segundo ou menos, obtendo o torque nominal do motor.
Estou pretendendo usar um motor unipolar 12V 0,6A, que imagino proporcionar algo em torno de 5kg*cm - ou seja, dá e sobra muito.
E com essa exigência de corrente, vou usar mesmo o ULN2803 com saídas aos pares, proporcionando até 1A por fase.