Nobre Gil.....
Evidente que posso ajudar na montagem da parte eletrônica e na construção de algumas plaquinhas que forem necessárias.
Apesar de não entender quase nada, tenho força de vontade para aprender, e ainda por cima tem um outro coleta (paulão) que está acompanhando o assunto e quer construir um para ele também, então teremos quatro mãos para o negócio.
Basta me "dar as ordens" e o caminho a seguir que começamos sem nenhum problema.
Mas não me venha com nada mais elaborado como calculos dimensionais eletrotécnicos, etc, etc, que aí o bicho pega. ehehehe
E você fica sem o ajudante.
Grande Rudolf.
Estamos então no mesmo barco, e eu mais atolado que você, pois, não entendo nada de mecânica e menos ainda de eletronica. rsrsrsrr
Mas sou "metido" e gosto de aprender.
Não gosto de entrar em mais e nem em muitos detalhes (nem sei como fazer isso) além dos que já passei. ehehehehehe
Mas basicamente o negócio é, ou deveria ser simples.
Cada pulso um passo. Cada "x" pulsos, "x" passos.
Com certeza todo erro é aceitável, pois parto do principio de que errar é humano (quase como o Alebe gosta de citar) e portanto, podemos errar á vontade.
Portanto, não precisa se abaixar, pois além de termos somente amigos neste fórum, o preço do tomate está alto demais para ser desperdiçado.
Mas brincadeiras á parte, penso eu que a solução é exatamente como você escreveu na primeira parte de sua mensagem:
"O bagulhinho eletro-eletrônico-informático Tabajara tem que saber (de alguma forma) qual a relação entre ângulo/pulso e, depois de informado em quantas partes serão divididas os 360°, gerar os pulsos de forma a estacionar em cada uma destas divisões. Os pulsos para se deslocar até a próxima divisão seriam gerados após um evento, seja uma tecla (como no filme) ou um contato seco, p. ex."
O resto é resto ou quando muito apenas "lenha com gasolina"
Então, não estou muito preocupado (pelo menos neste primeiro momento) com sub divisões do angulo ou coisa que o valha.
E mais uma vez ressalto que para mim, fazer o motor girar de passo em passo (200 ou 400), está ótimo, pois com a parte mecânica posso implemantar o tipo de redução que melhor me atender.
É isso.
Grande abraço a todos os amigos.
Rubens