Julio;
Eu descrevi a situação ideal (ao meu ver), não é uma regra e nem mandatório, nada impede outras formas de aprendizado, pra isso que serve os fóruns, apostilas e vídeo aulas.
Claro que para um auto didata, o caminho é mais difícil e tortuoso, sujeito alguns "vicios profissionais" limitantes, acidentes e danos materiais, lembre-se que para arrancar um dedo no torno "é 2 palitos".
A facilidade de aprender num curso técnico, é ter o instrutor fazendo demonstração in loco e corrigindo os procedimentos errados.
Um bom curso de tornearia pode levar 6 meses (2 anos já é encheção de linguiça), é o suficiente para incutir os princípios da atividade, o resto é pratica e desenvolvimento de vários macetes que nem na escola se aprende.
Boa sorte
Realmente,
Marco, ter um profissional te orientando na prátca não tem preço. O aprendizado é outro. Com relação à segurança, como disse, nos dois semestres de Teconolia Mecãnica cursados na universidade, fiz alguns trabalhos em tornos grandes e fresadoras. Tive também um semestre de Higiene e Segurança do Trabalho. Só usino de óculos, me condicionei a nunca deixar a chave de placa na mesma, sempre que tenho alguma dúvida em relação á peça, giro o torno manualmente antes de ligá-lo, não uso roupas de mangas, luvas etc.
Se eu achasse um curso de tornearia em 6 meses, o faria com certeza. O curso oferecido por aqui é pelo SENAI, e dura em méda 2 anos. Se eles partíssem para a parte prática direto, para mim seria o ideal. Certamente nesses dois anos o aluno deve aprender sobre desenho técnico, cálculo de desvio padrão, noções de mecânica e resistência dos materiais etc... coisa que eu já aprendi e não teria mais saco para ver novamente.
O basicão eu sei, além de estar sempre lendo livros técnicos. Fico grato pelas suas dicas. Abs.