Sinto muito, mas não está dando pra entender!
Parece complexo, mas não é.... Vou tentar fazer um vídeo. Já fiz isso algumas vezes.
Você diz que é fácil girar o suporte de um relógio apalpador em 180º para um lado e depois, exatos 180º para o lado oposto sem ajuda de nenhum instrumento com escala circular de precisão compatível à do relógio?
Eu já me deparei com este mesmo problema e resolvi conforme eu descrevi. Como eu já possuía um relógio apalpador e o suporte, que eu construí, resolvi facilmente e é como eu faria atualmente, pois não possuo ferramenta similar à esta.
A ideia dele é simples e parece menos trabalhosa. Não atenderia?
Sim, a idéia e a ferramenta propostas são muito boas e um método bem menos trabalhoso.
Porém, se você não tiver essa ferramenta, que foi sugerida no início deste tópico, que é importada e nunca vi algo fabricado no Brasil, fica mais difícil.
Contudo, a ferramenta visa fornecer um método expedito e rápido, porém, como se baseia no "olhômetro" (alinhar visualmente duas linhas na ferramenta, sujeito a erros de paralaxe e ter vista boa), não sendo tão precisa quanto um relógio apalpador. Se for centrar uma peça com precisão (de milésimos de polegada) numa fresadora, por exemplo, a ferramenta sugerida deixa a desejar, na minha opinião.
O método que estou sugerindo pode também centrar peças de seção quadrada, retangular, hexagonal, ...
Se for um tarugo, faz um furo de centro no torno, mas se for tubo, tampone uma boca e faça também o furo de centro. Se puder após fazer o furo de centro, troque a broca, fure, solte-a do mandril e deixe-a dentro do tarugo para evitar manipulação do seu ponto de referencia. Se tiver uma broca de fundo cônico, melhor ainda para referenciar.
Outra ideia seria pensar em um gabarito feito em uma fresadora.
Há muitas maneiras de resolver este problema....
Basta o usuário escolher o método mais prático, mais adequado aos requisitos de precisão e aos recursos que tem em mãos.