Não, não se usa graxa, pois a função do cone morse é a de travar por contato, ele se solta quando voce recolhe o mangote até o final. Em alguns casos os cones não se encaixam perfeitamente e acabam girando, para verificar isso, pode se passar tinta de ajuste, ou aqueles marcadores tipo pincel atomico, ou ainda aquelas canetas de marcar cd (grossa) no cone do mandril, encaixa-lo e tentar girar, voce terá uma idéia do que está acontecendo, quanto mais tinta for removida, significa melhor contato. O relógio comparador e a base magnética, tem inúmeras utilidades, Serve para ver excentricidade da placa, alinhamento do carro, centralização de alguma peça na placa, alinhar o contra ponto, ou seja é quase um " bom brill ". Quanto as ferramentas nunca serão suficientes, a medida que voce se familiarizar com o bichinho, verá que sempre falta algo, ou seja é um saco sem fundo rs. O transferidor serve para ver angulos de ferramentas e para fazer algumas medições, mas adicione ele na próxima lista. O contra ponto móvel serve para manter o centro, quando usinamos alguma peça um pouco mais longa, ou quando usinamos uma peça frágil, para evitar que ela saia da placa. a ponta fixa, tb serve, mas pode correr o risco de travar. a ponta fixa se usa para alinhar a ferramenta, alinhar contra ponto,
pois a ponta móvel, acaba apresentando alguma folga. Existe outra ponta fixa cm3 que vai na arvore, que serve para alinhar o torno, ou com o auxílio da placa de arraste, usinar eixos ou abrir roscas com precisão. A placa de 3 castanhas, não mantem uma precisão, principalmente quando temos que soltar a peça e colocarmos ela de volta, geralmente o centro irá alterar.
Algumas dicas.: Não tenha dó da placa, sempre que colocar algum material, aperte levemente e procure gira-lo, para que tenha o melhor aperto, em seguida aperte os tres pontos da placa, depois ligue o torno e verifique se ela não está girando muito excêntrica, se estiver repita a operação. quando for tirar muito material em uma peça, de vez em quando pare o torno e verifique o aperto. Use óculos de proteção, nunca use mangas compridas, alianças, pulseiras, ou relógio, nunca tire as fitas de cavaco com as mãos, principalmente com o torno ligado, luvas nem pensar. Quando for usinar aluminio, não deixe acumular muito cavaco no barramento, pois ele pode enroscar e se puxado, isso faz uma baita sugeira, alem de ser perigoso. Nunca use panos com a máquina ligada e nem perto do esmeril. Rpms, Voce pode calcular a rpm correta para cada tipo de material, ou usar as rpms mais baixas para aços mais duros e rosca, as médias para aços 1020, 1045 e as mais altas para aluminio, quando voce quiser um acabamento melhor pode diminuir o avanço e o passe e aumentar a rotação.