Eu fiz um porta ferramentas de troca rápida para meu torno, e entre os vários tipos de suporte de ferramentas, fiz um para bedames...
Nikolas,
Pelos seus post's já percebemos que você foi infectado pelo vírus da graxa.
Conforme o giili postou, você viu que ele teve problemas com porta bedame e não se preocupou, simplesmente fabricou um para ele que servisse em seu torno.
Acontece que muitas ferramentas que compramos prontas, é pura conveniência. Como foi mostrado, até um porta bedame pode ser feito em sua oficina, basta um pouco de capricho. Eu particularmente já utilizei bedame sem nenhum porta ferramenta e funcionou (embora corresse o risco de quebra)
Não é necessário ser exatamente igual ao fabricado, basta que atenda os princípios da necessidade de utilização.
Em outro tópico você postou sobre a necessidade de uso da Luneta que não acompanhou o torno, e eu postei uma solução de emergência para substituir essa luneta. Esses são exemplos de como nos devemos "virar" diante de necessidades emergenciais durante a usinagem.
Se o torneiro tivesse que sair toda vez para comprar toda ferramenta que necessita durante uma usinagem diferente, ele não iria produzir muita coisa não. Isso principalmente que nós aqui no forum só temos usinagem uma diferente da outra, dificilmente teremos uma linha de produção em quantidade.
Abraços e boas usinagens.
Edson