Brenck....
O óleo serve para lubrificar o comando do cilindro no cabeçote do compressor, o responsável pela produção do ar.
Todos os cabeçotes que já ví até hoje são lubrificados por "banho" de óleo.
Portanto, tirando esse compressor de ar direto mostrado na foto (modelo tufão), todos os outros são lubrificados por "banho" de óleo.
Desde o modelo "twister" para hobby, até os industriais acima de 250 libras usam óleo para lubrificar o sistema de produção de ar - cabeçote.
Então, entendo que todos os compressores com cabeçote e cilindro de armazenamento são lubrificados com óleo.
Até mesmo porque, o "tufão" que possui um "embolo" ligado direto ao eixo do motor e sem lubrificação, esquenta "barbaridade", justamente por não possuir essa lubrificação.
Se quiser um pequeno compressor para pintura de ar direto á preço baixo, construa um com um motor de geladeira, terá o mesmo rendimento que o "tufão".
Eu já fiz um e funcionava muito bem com pistola de ar direto e baixa pressão.
Se quiser pode até colocar um pequeno reservatório.
O "tufão" de ar direto não serve para fazer funcionar ferramentas pneumáticas.
Já vi até mesmo um compressor que possuia um pequeno radiador de água para resfriar o cabeçote. Mas também era lubrificado com óleo.
Mas é só minha humilde contribuição. (todos os compressores - cabeçotes serão lubrificados com "banho" de óleo).
Grande abraço.
Rubens