Pessoal, em primeiro lugar, conheci o fórum à pouco tempo, e ele tem sido uma maldição!
Eu estava ótimo, seguindo minha vidinha. Aí comecei a ler nisso aqui, e de repente começo a ter um milhão de idéias, quero comprar mil máquinas, PRECISO aprender uma vida de conhecimentos, tudo em poucas semanas de leitura! Devagar estou tentando aprender o que posso, e acho que agora preciso de uma ajuda de quem puder perder uns minutinhos com esse novato.
Atualmente tenho uma oficininha precária num quartinho do apto em que moro, e não muito bem equipada. Tenho uma furadeirazinha hobby da motomil, 1/3 de hp, de bancada. Não é muito, mas tem quebrado o galho até agora. Estava querendo começar expandir um pouco minhas possibilidades com ela, usar como torno para madeira, talvez me arriscar a "fresar" alumínio. Leia-se aí, abrir rasgos em alumínio com um acabamento um pouco melhor do que posso fazer na mão, ou furos em linha mais precisos. Nada do que faço precisa de muuuuita precisão, geralmente são soluções mecânicas bem rudimentares, como mecanismos de alavanca, montagem de parafusos, etc.
Portanto comecei a pesquisar o que seria necessário para isso. De cara, vi que algumas mudanças seriam necessárias. Aí surgem minhas dúvidas:
- Preciso trocar meus rolamentos para rolamentos cônicos de qualidade certo? Os rolamentos atuais dela são 6201ZZ. Li um pouco sobre o que isso significa, as dimensões do rolamento, etc. Mas não consigo, por nada, descobrir como achar o equivalente cônico! Preciso simplesmente achar um com o diâmetros interno e externo equivalentes? Li que esse tipo de rolamento precisa de uma pré carga, correto? Onde?
- Seria bom trocar o mandril também, para evitar jogo, certo? Que tipo de mandril seria bom utilizar?
- Aquela alteração de serrar o corpo na vertical e instalar um parafuso para apertar o eixo dela é realmente necessária? Consigo fazer isso com uma serra de mão e um macho manual (cara,que no horrível pra essa peça
)?
- Estou pensando em adquirir uma mesa coordenada para usar em conjunto com ela. Vocês acham que vale o investimento? Ou uma morsa coordenada já vai me servir?
- Vocês tem alguma dica de lojas de máquinas usadas em São Paulo? Ou mesmo Sucatas para procurar máquinas para restauro? Eu tô entrando nessa de feliz, mas realmente não tenho cacife pra desembolsar 4, 5 mil reais numa ferramenta para hobby, pelo menos até eu começar a ganhar dinheiro de verdade! Vida de designer não é pra esses luxos...
Estou pensando em outras melhorias também, como um limitador/medidor de profundidade útil (porque o dela é de brinquedo), possívelmente um mecanismo para controlar e travar a descida, talvez uma coluna maior preenchida com concreto, etc, mas isso é mais pra frente.
Minha maquininha é essa aqui:
http://www.grupogmeg.com.br/v2/produto/motomil/furadeira-de-bancada-fbh-130iTentei anexar a vista explodida dela nessa mensagem. Não consegui, mas no link tem ela.
Se alguém puder me ajudar a começar nesse mundo, agradeço muito!