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MECÂNICA => Ferramentas em Geral => Tópico iniciado por: Júlio em 18 de Janeiro de 2011, 17:05

Título: Manutenção do Torno.
Enviado por: Júlio em 18 de Janeiro de 2011, 17:05
Já fiz várias pesquisas, mas até agora não encontrei algo que pudesse responder. Comprei, recentemente, um pequeno torno universal de bancada. Gostaria de saber que tipo de lubrificante devo utilizar no barramento ( se há alguma especificação), no fuso e nas engrenagens banhadas em óleo. Grato.
Título: Re:Manutenção do Torno.
Enviado por: F.Gilii em 18 de Janeiro de 2011, 17:42
Nikolaus,

No barramento pode ser um óleo SAE40 na falta de algo mais específico.

Numa caixa de engrenagens (banho de óleo) normalmente se usa um óleo SAE 90 a 140 para engrenagens... algumas máquinas usam o mesmo SAE40...
Título: Re:Manutenção do Torno.
Enviado por: Júlio em 18 de Janeiro de 2011, 22:47
Valeu, mestre. Sempre acompanho suas postagens por aqui. Grato.

Nikolaus,

No barramento pode ser um óleo SAE40 na falta de algo mais específico.

Numa caixa de engrenagens (banho de óleo) normalmente se usa um óleo SAE 90 a 140 para engrenagens... algumas máquinas usam o mesmo SAE40...

Título: Re:Manutenção do Torno.
Enviado por: f1veras em 26 de Fevereiro de 2011, 19:39
eu acho que oleo para carro é para carro, torno não é carro porisso os oleos são diferente, se colocar oleo muito grosso o torno não vai lubrificar e vai fundir, siga sempre a recomendação do fabricante, oleo para maquinas em geral é diferente dos oleos dos veículos, a aditivagem e a viscosidade é diferente, muitos tornos mecanicos usam oleo hidraúlico tipo Tellus da sheel, DTE da mobil etc etc, se colocar no cabeçote oleo 90 e na caixa de rosca oleo 140 pode dar adeus a seu torno, oleo 140 é para diferencial de carro velho, parece graxa