Autor Tópico: Maquina de solda  (Lida 52704 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Maquina de solda
« Resposta #105 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 17:06 »
Valex,
qual o número da lente que vc está usando? Colocando ela na frente dos olhos em ambiente externo, consegue ver normalmente ou não se enxerga nada?
Soldar com a lente correta (pra essas amperagens, 10 já costuma resolver) não é pra causar nenhum desconforto. A menos que vc teja tomando uns flashes, o que deve ser evitado.
Qual o piso que tem embaixo? Não dá pra querer usar isso num taco, apesar de provavelmente ser possível reduzir bastante os pipocos com ajustes de tensão e corrente.

Alvaro

  • Visitante
Re: Maquina de solda
« Resposta #106 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 17:46 »
Marcomartin;

Depois do breve comentário que vc fêz sobre a máquina eu fui verificar a mesma, ainda está na caixa, e observei que a "lataria" dela não é tão fina não, acho que eles melhoraram essa deficiência dela, mas só o tempo é que irá qualificar a mesma. Aqui em Itu não temos muitas opções de escolha, existem muitas outras marcas mas muito pouco conhecidas dos profissionais que atuam na área, fui orientado a procurar uma ESAB, BAMBOZZI ou BALMER, são as que mais são usadas por aqui. Esse modelo é a NM250 TURBO. Agora é só fazer as ligações e começar a "aprender" a soldar....o que eu acho que vai ser o mais difícil  :)

Abração

Alvaro


Alvaro

  • Visitante
Re: Maquina de solda
« Resposta #107 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 17:56 »
Ivan;

Essa é com regulagem de corrente pelo núcleo móvel, me aconselharam a não comprar as tais "eletrônicas". Eu também acredito que as mais antigas eram melhores apesar de não conhecer bem esse equipamento, mas como tudo hoje em dia é fabricado para durar pouco.....essa com certeza não vai fugir da regra. A Balmer eu sei que não é "ventilação forçada" como dizem nos manuais e por isso eu acho que o transformador dela seja mais resistente, porém não consegui encontrar nenhuma loja que trabalha com essa marca. Como disse antes para o amigo Marcomartim, somente o tempo é que vai fazer uma qualificação da mesma, mas como não vou usá-la em regime alto creio que vai durar muito.
Agora o que eu preciso é aprende a soldar  :)

Offline valex

  • Novato
  • *
  • Posts: 10
  • Sexo: Masculino
Re: Maquina de solda
« Resposta #108 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 08:29 »
Ivan

A lente eu não sei o número não, quando fui comprar até procurei uma com selo do inmetro ou qualquer coisa do gênero, mas não encontrei não, mas ela é bem escura, não se vê nada, apropriada para solda com eletrodo - pelo menos o que foi informado pelo vendedor - mas o problema é que tomo alguns flash sem querer, coisas de quem não entende da arte. Até vou trocá a lente antes de começar a usar a máquina, procurar comprar uma com estas informações que vc me passou.

Quanto ao piso, isso é outra estória, estória de vendedor que me convenceu de comprar um piso cerâmico barato, ô piso ruim, ao lado tinha um plástico, madeira da bancada, um pano, nada queimou, só ele, ainda bem que joguei o resto fora e coloquei só naquele cômodo.

Bom!
Ontem fiz alguns testes.

Os Primários estava ligados corretamente mas, acabei descobrindo quando resolvi testar a DDP de cada secundário que os mesmos estavam com n° diferentes de espiras. Ai, foi só igualar que funcionou semelhantemente como no 110.

Ivan, percebi que tudo causa diferença na qualidade do cordão de solda. Um eletrodo velho que meu tio me deu ficava pior, no 220, ficou pior que no 110. Vc saberia me dizer, mais ou menos, quais as variaveis que afetam a qualidade do cordão? - Teria algum link ou um apostila?

Novos valores: (não estão muito corretos pq estava sozinho, para soldar e medir, vou pedir para alguem soldar enquanto meço os valores)

Corrente 80A (mais ou menos)
Corrente em Curto - picos de 50A
Tensão - Aberto 30v, em carga 21v
Corrente no primário 13A

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Maquina de solda
« Resposta #109 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 10:10 »
Valex,
para eletrodo 6013 2,5mm:
Tensão em aberto: entre 50 e 60 VAC
Tensão soldando: entre 20 e 28VAC
Corrente: 70 a 100A

Essa tensão em aberto parece baixa demais, talvez por isso tenha piorado em 220v, pq fica ainda mais baixa (a história de fase-neutro/fase-fase q mencionei). Depois vejo algum material de leitura que eu tenha. Vc lê em inglês?

Arrume uns eletrodos novos (6013 2,5mm). Eletrodo velho (mesmo o 6013, que dispensa estufa) absorve umidade e não há ajuste que compense.

As conexões no porta-eletrodos, contato da garra na peça etc. tá tudo sem mau contato?

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Maquina de solda
« Resposta #110 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 11:01 »
Valex:
em tempo: mesmo que tivesse o melhor transformador AC, vc ia sofrer até pegar a mão.
Tomar uns flashes, colar o eletrodo, dificuldade pra abrir o arco, cordões horríveis etc. são tbm causados por falta de prática.
Mas se der pra deixar os parâmetros mais o próximo possível dos de um equipamento comercial, fica mais fácil de apostar que os problemas são só pela falta de prática, que vc vai resolvendo aos poucos.
Pelo visto o problema não é a lente. Se vc consegue enxergar o arco (o q tbm melhora com pratica), não precisa trocar. Depois compra uma no.10 pra ver se acha mais confortável.

 

/** * */