Xerox
Retificar a saída da solda elétrica é uma boa coisa, primeiro você ganha em freqüência, em onda completa vai para 120 Hz. Segundo você ganha no sentido único da corrente, que melhora visivelmente a qualidade da solda. Juntos resultam em fácil abertura e manutenção do arco elétrico.
Quando for utilizar diodos em paralelo, não esquecer do efeito avalanche, qualquer diferença na corrente em um deles desequilibra o conjunto e adeus. O ideal é utilizar um resistor de pequeno valor em série com cada diodo (0,1 ohm por exemplo), assim caso ocorra o desequilíbrio em algum deles a corrente será limitada por esse resistor. Parecido com as carroças do velho oeste, onde todos os cavalos galopavam numa mesma velocidade, independente deste ou daquele.
Quanto a especificação dos diodos, não basta olhar a corrente, a tensão reversa é muito importante já que a máquina de solda é um trafo de alta capacidade que gera picos de tensão nos cortes de corrente. Esses diodos novos são caros, tente encontrar usados para valer a pena. Muitos caminhões e tratores usam sistema elétrico de 24V, (mais potência na partida), talvez estes diodos funcionem.
Se der certo, experimente eletrodos para corrente contínua, faça um teste e compartilhe os resultados. Mas tente, experimente, imagine se Thomas Edison não tivesse tentado centenas de vezes, ainda estaríamos a luz de velas. Só que no mundo não existem bons vinhos, boa comida e mulheres interessantes o suficiente para tantas velas.
Abraços,
Rudy