Rubens
Solda elétrica é uma coisa simples mesmo (primeira patente em 1865), retificação de corrente mais ainda (a tecnologia dos retificadores sim é que veio depois). Neste link ensina como construir uma usando transformadores de microondas:
http://www.geocities.com/aaawelder/ Como estávamos conversando sobre fundição de alumínio, existem inúmeras maneiras de se fazer, o resultado é que vai ser proporcional ao nível técnico empregado.
Elas se baseiam no princípio de transformação de energia, maior tensão e menor corrente no primário convertida para menor tensão com maior corrente no secundário do transformador. Aí começam as maracutaias que dão urticária no Fábio Gilii, uso de condutores de alumínio, bitola abaixo da exigida, etc, tudo em nome do preço baixo. Surge então em letras miúdas (daquelas de contrato, redigidos por bons advogados) a especificação do regime de trabalho, usa um pouquinho e espera um montão o calor gerado pela ineficiência do conjunto diminuir. Colocar um ventoinha interna ajuda um pouco, até alguns fabricantes estão fazendo isso em soldas mais baratas.
A forma de onda de melhor rendimento para transformação é a senoidal, que se inicia com potencial zero, sobe até um máximo, cai passando pelo zero novamente até o potencial mais negativo que tem o mesmo valor em módulo do máximo anterior e sobe por último até o zero, repetindo este ciclo 60 vezes por segundo no Brasil.
Maquina de solda
Maquina de solda
Como disse o Ivan, é muito zero (120 vezes por segundo), onde o arco é interrompido, além do pior que é a mudança no sentido da corrente, influenciando na qualidade da solda. O que ele fez foi (imagino eu), alem de retificar a onda (forçar um sentido único de corrente), utilizar um filtro PI, pelo que pude ver na foto.
A função deste filtro em outras palavras é acumular um pouco de energia quando se tem e devolvê-la quando a corrente cairia à zero normalmente. Com isso se evita a extinção total do arco facilitando a soldagem. E mais, como o capacitor se carrega com o máximo da tensão (pico da senoide), a abertura inicial do arco fica facilitada, diminuindo o efeito chiclete que o Xerox comentou. O início do arco é tão importante que nas soldas TIG, o circuito inicia com corrente alternada e depois comuta para contínua, mas isso é muita sofisticação para uma solda elétrica comum.
Maquina de solda
Como diz o nosso grande amigo MarcoMartim, a mão firme da prática contorna qualquer desses pequenos detalhes, mas nós hobbistas não seremos nunca especialista em tudo, muito provavelmente em nada.
Como o Ivan foi quem lançou a idéia e já que ele chegou aos valores que funcionaram bem, resta pedir se possível que, compartilhe essas informações para que aqueles que não podem ainda investir em uma máquina melhor, obtenham mais qualidade em suas investidas para unir corpos (vulgo soldagem).
Quem assistia o Mac Giver, provavelmente o viu soldar uma biela usando a corrente de uma bateria e uma moeda como eletrodo, simples assim. Hehehehe
Caro Odair, apenas estou repassando o pouco que sei e agradeço se alguém encontrar algum conceito incorreto e corrigir. Afinal dividir é a maneira mais rápida de multiplicar o conhecimento.
Abraços,
Rudy