Bom dia a todos:
Bom! É meu primeiro post neste forum, trabalho em área administrativa mas é em minha oficina que me realizo, gosto de fazer minhas coisas, nunca fiz nada relacionado a CNC, o máximo foi ligar um motor de passo na porta paralela de um PC, funcionou, achei bem legal o funcionamento mas abandonei esta áreao, pelo menos por enquanto.
Gosto de marcenaria, eletrônica, pintura, artesanatos, tudo que me proporciono o prazer de aprender algo. Atualmente tenho interesse em fazer alguns artigos de serralheria, então, após horas, horas, e mais horas perguntando aquele que tudo indexa (o Google) aprendi algo sobre solda e máquinas de solda.
Quando iria comprar um máquina de solda, desta mais baratas mesmo, me chamou a atenção uma máquina homemade feita com trafos de microondas, me chamou a atenção pq, alem do possivel diminuição dos custos, o enrolamento seria de cobre, diferentemente das máquinas baratas que ví, que seriam de alumínio (barato em termos, pq estava em torno de R$400,00).
Bom, resumindo, peguei dois baita Trafos de Microondas, segui o esqueminha que rola na Internet e fiz uns testes.
Aprendi, nesta empreitada, bastante sobre transformadores, calculos de espiras, correntes do primário e do secundário, relações, etc...
Após os calculos sobre as medidas dos Trafos que tinha adquirido resolvi efetuar o procedimento de montagem, que consiste em retirar o Secundário do Trafo e enrola-los novamente. No meu caso, diferentemente do projetinho que rola na internet, fiz 13 espiras com fio de 10mm² no secundário de ambos os trafos, liguei-os em série, os primários em paralelos, e adivinhem:
Funcionou! Pelo menos aparentemente:
Bom: vamos aos valores auferido:
Corrente de soldagem: 90A
Corrente no primário: +-25A = 25A*127V = 3175VA (já é bem elevado)
Corrente no Curto = o primário chega a 50A, batendo em 6350VA, achei elevado esse consumo, a intalação de minha oficina não está dimensionada para estes valores.
Tensão de 30Volst - achei que está bom, pelo menos abaixo dos 40volts da norma.
As Espiras e o Trafo não apresentam aquecimento, vou até dispensar ventilação forçada.
A soldagem é fácil, derrete muito bem um eletrodo de 2,5mm, o arco abre facilmente, e acredito que dê para soldar tranquilamente aço carbono de uns 3mm.
Bom, a finalidade do polst é a seguinte: Compartilhar esta experiência e pedir as seguintes opiniões:
1- O que acham sobre estes valores de tensão e corrente?
2- Como só fiz um pequeno teste, na verdade derreti apenas dois eletrodos, aliás, os únicos dois de minha vida, o que vocês acham da viabilidade de montar de forma definitiva uma máquina com estes dois trafos, e, principalmente, dicas de segurança na montagem, isolamento, conectores apropriados, estas coisa.
3 - Alguem já fez algum controle eletrônico para corrente, estava pensando em usar dois SCRs.
Fotos:
Maquina de solda
Maquina de solda
Obrigado e desculpe a enrolação!