Valex,
eu insistiria em tentar alterar para 220v. Solda eletrodo em 127V é uma aberração, deve ser usada quando outra possibilidade for completamente impossível. Como disse, essa não é minha área, mas tenho certeza de que deixando em 127V vc vai ter algo sempre marginal, com risco, e que nunca vai poder ligar em outro lugar. Especialmente se vc vai controlar isso com Triac.
Citando um amigo em uma discussão parecida sobre transformador de solda 127V controlado por Triac (não tenho conhecimento suficiente para avaliar se há exagero):
"Os padrões monofásicos no RJ são para 40 A e cabo 6,0mm2, e você ainda tem o resto da casa pra alimentar.
Agora imagine como vão ficar os harmonicos e o fator de potência chaveando sincronizadamente uma carga dessas em 120 V? Isso vai fazer a carga interagir com o transformador da distribuição gerando reindução de força contra-eletromotriz sincronizada com a rede, e pode até queimar tudo que esteja ligado a mesma rede secundária. "
A propósito, não sei se esta queda de corrente nos primários sem carga está tão errada (se vc está falando da corrente total em ambos os casos). Se tudo fosse ideal e em números "inteiros", entendo que vc deveria ter uma corrente total nos primários igual à metade da anterior.
Só que a voltagem entre 2 fases não é o dobro da fase-neutro (cerca de 1,7), levando a corrente total para uns 40% do caso anterior, e como cada primário (grosseiramente) tem uma voltagem 85% do caso anterior, e a corrente sem carga é em grande parte causada por perdas, que possivelmente são não lineares, talvez vc chegue no seu número.
Eu tentaria brincar um pouco mais com eles ligados em 220V, e experimentar inverter um deles, depois idem quando ligar os secundarios etc.